1 Comment

Olá,

Primeiro quero agradecer a compilação de reportagens e a qualidade do conteúdo divulgado. O paywall tem dificultado muito a aquisição de bons conteúdos e este projeto tem sido uma luz no fim do túnel.

Gostaria de destacar, que na área de "Investigação", quando destacado o ponto de intolerância religiosa é dito que Bolsonaro aparelhou o disque100 para justificar a intolerância contra cristãos, mas no próprio levantamento, o que é posto como material é o fato de se direcionar os cristãos a denunciarem certos cercamentos como intolerância religiosa. Este processo está mais ligado a distorção do que seria intolerância religiosa do que aparelhamento do canal, pois o que temos é o canal sendo utilizado exatamente para o que ele foi feito, já que na definição formal do próprio canal a proibição do direito de liberdade é um dos pontos a serem denunciados.

Me perdoem por parecer chato com um detalhe que pode parecer muito pequeno, mas assim com a academia errou em ter um discurso que mais afasta os leigos do que aproxima, resultando em cidadão que tem até aversão a ciência, já que grupos mal intencionado criam narrativas muito mais chamativas e de fácil compreensão (mesmo sendo mentiras), os movimentos mais ligados a esquerda não tem se preocupado em ajustar os termos para que seus conteúdos também sejam atrativos para cristãos.

Acredito que mesmo sendo uma referência ao que a Lívia Reis destacou, a curadoria poderia ter considerado o fato do termo utilizado está mais relacionado a criação/remoção/altearção formal dos dispositivos do canal do que a criação de um conceito para instigar um viés na interpretação do cidadão. Não sou da comunicação... por isso perdoem a forma prolixa de me expressar, mas gostaria muito, que conteúdos com a riqueza de dados que essa newsletter expoem fosse de alguma forma, também palatável para leitores de espectros mais conservadores/cristãos ou até liberais.

O governo Bolsonaro conseguiu radicalizar uma parcela considerável da população (principalmente os cristãos), por isso entendo que deveria existir um esforço ainda maior para fazer essas informações chegarem a esses ouvidos que terão ainda muita dificuldade com muitos termos. Caso contrário, correremos o risco de reforçar as bolhas e esse é um dos meus maiores medos.

Novamente, obrigado pelo serviço prestado a sociedade!

Expand full comment