Voto útil, fome e contrabando de agrotóxicos
Uma curadoria do melhor do jornalismo digital, produzido pelas associadas à Ajor. Novos ângulos para assuntos do dia
🔸 Voto útil em pauta. Desde que a última pesquisa Datafolha indicou 45% dos votos válidos em Lula, o PT vem concentrando esforços no chamado voto útil, que é a tentativa de convencimento do eleitor a optar por um voto pragmático, ainda que não seja para o candidato que é sua primeira escolha. O foco principal é virar o voto do eleitor de Ciro Gomes. O Nexo conversa com especialistas sobre o voto útil e suas consequências.
🔸 Enquanto isso, no Reino Unido… Bolsonaro foi a Londres para o enterro da rainha Elizabeth II. De lá, segundo a CartaCapital, mostrou-se confiante ao declarar o que não aparece nas pesquisas: “Não tem como a gente não ganhar no primeiro turno”, disse. O presidente também foi a um posto de gasolina, para comparar o preço do combustível na Inglaterra e no Brasil, como narra o Antagonista. O Congresso em Foco mostra que o presidente e sua companheira, Michelle Bolsonaro, deram um tom de campanha à participação que tiveram na cerimônia fúnebre em homenagem à monarca.
🔸 “Mas quem dirá que não é mais imaginável / Erguer de novo das ruínas o país?”. Os versos são do “Hino ao Inominável”, canção protesto com letra de Carlos Rennó e música de Chico Brown e Pedro Luís, lançada no fim de semana, com 30 intérpretes, de Wagner Moura e Lenine a Zélia Duncan, Chico César e Marina Lima. O Sul21 mostra a música e conta que a composição tem 202 versos, que tratam de racismo, ditadura, tortura, entre outros.
🔸 No Pernambuco, um candidato a deputado gastou mais que Lula e Bolsonaro nas redes sociais. O Marco Zero conta que o deputado estadual Romero Albuquerque (União Brasil), que pretende se reeleger neste ano, já investiu R$ R$ 472 mil para impulsionar anúncios no Facebook e no Instagram.
📮 Outras histórias
Saúde mental na periferia. Dificuldade de acesso ao serviço e preconceito estão entre os principais motivos que afastam moradores das periferias da terapia. A Agência Mural colocou uma lupa sobre o tema do tratamento psicológico nas quebradas de São Paulo. “A situação que mais me deparo é que o entendimento é frescura. E que na periferia as pessoas não têm tempo nem dinheiro para isso”, afirma a psicóloga Keila Duarte, cofundadora de uma clínica com preços sociais no Jardim do Russo, zona noroeste da capital paulista.
Na fronteira com o Peru, um refúgio do Comando Vermelho. A Pública traz uma reportagem do Ojo Publico, que revela que narcotráfico, extração ilegal de madeira e o estabelecimento de concessões florestais suspeitas do lado peruano transformaram o território habitado por comunidades indígenas peruanas e brasileiras em um cenário de interesses obscuros, conflitos, crimes ambientais e assassinatos.
📌 Investigação
Fome generalizada e desigual. Após publicar, em junho, que 33 milhões de brasileiros passam fome, agora a Rede Penssan divulga os dados de todos os níveis de insegurança alimentar por estado. A pesquisa revela uma desigualdade também na distribuição da fome pelo Brasil, até mesmo entre os vizinhos da mesma região. O Projeto Colabora fez uma análise desses dados e mostra que a insegurança alimentar está relacionada com o endividamento das famílias e redução significativa nos recursos para merenda escolar.
🍂 Meio ambiente
Ocupação do Rio São Francisco. Com objetivo de compreender o processo de construção da Bacia do Baixo e Submédio São Francisco, a Caravana Nordeste Potência percorreu diversos municípios de Alagoas, Bahia e Pernambuco e ouviu populações tradicionais, pesquisadores e organizações. A Agência Eco Nordeste detalha novos olhares sobre o processo de ocupação do Velho Chico e como desenvolver a região de modo sustentável.
Contrabando de venenos. Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf) aponta que 25% dos agrotóxicos comercializados em todo o país vêm do mercado ilegal, sendo contrabando de produtos proibidos. Reportagem d’O Eco mostra que de 2018 até julho deste ano a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 177 toneladas de pesticidas nas rodovias federais de Mato Grosso, em que os mais presentes foram Paraquat, Benzoato e Tiametoxam, usados em lavouras de soja e milho.
📙 Cultura
Um quintal de resistência. Em Capivari, interior de São Paulo, Dona Marta Joana se tornou um símbolo da Umbigada, uma manifestação cultural afrobrasileira presente em diversos quilombos do país. Mestra e líder do “Quintal da dona Marta”, a senhora de 72 mantém um espaço de tradição e se orgulha de ver os filhos, netos e moradores da região perpetuando a dança. O Nós, Mulheres da Periferia narra a história de dona Marta e o valor ancestral da Umbigada.
A indecifrável Bethânia. Documentário do jornalista Carlos Jardim sobre a cantora Maria Bethânia é mais uma das tentativas de tentar explicá-la. A produção “Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu” tem como fio condutor uma longa entrevista com a artista, que mostra ter territórios intocáveis, como conta o Escotilha.
🎧 Podcast
O Metrópoles estreia o podcast “Eu sei o que vocês fizeram nas eleições passadas”. O primeiro episódio volta a dezembro de 1989, primeiras eleições democráticas para presidente após duas décadas de ditadura militar.
👩🏽💻 Tecnologia
Redes sociais na violência eleitoral. O Núcleo Jornalismo explica que, com exceção do Twitter, as plataformas no Brasil não têm medidas claras para conter a violência e o discurso de ódio que têm aumentado no período das eleições. O alerta é feito no documento “O papel das plataformas digitais na proteção da integridade eleitoral em 2022”, lançado por organizações da sociedade civil e acadêmicas e assinado por mais de 100 instituições.