Brasis

Share this post

Voto útil, fome e contrabando de agrotóxicos

brasis.ajor.org.br

Voto útil, fome e contrabando de agrotóxicos

Uma curadoria do melhor do jornalismo digital, produzido pelas associadas à Ajor. Novos ângulos para assuntos do dia

Brasis
Sep 19, 2022
8
Share this post

Voto útil, fome e contrabando de agrotóxicos

brasis.ajor.org.br

🔸 Voto útil em pauta. Desde que a última pesquisa Datafolha indicou 45% dos votos válidos em Lula, o  PT vem concentrando esforços no chamado voto útil, que é a tentativa de convencimento do eleitor a optar por um voto pragmático, ainda que não seja para o candidato que é sua primeira escolha. O foco principal é virar o voto do eleitor de Ciro Gomes. O Nexo conversa com especialistas sobre o voto útil e suas consequências.

🔸 Enquanto isso, no Reino Unido… Bolsonaro foi a Londres para o enterro da rainha Elizabeth II. De lá, segundo a CartaCapital, mostrou-se confiante ao declarar o que não aparece nas pesquisas: “Não tem como a gente não ganhar no primeiro turno”, disse. O presidente também foi a um posto de gasolina, para comparar o preço do combustível na Inglaterra e no Brasil, como narra o Antagonista. O Congresso em Foco mostra que o presidente e sua companheira, Michelle Bolsonaro, deram um tom de campanha à participação que tiveram na cerimônia fúnebre em homenagem à monarca.

🔸 “Mas quem dirá que não é mais imaginável / Erguer de novo das ruínas o país?”. Os versos são do “Hino ao Inominável”, canção protesto com letra de Carlos Rennó e música de Chico Brown e Pedro Luís, lançada no fim de semana, com 30 intérpretes, de Wagner Moura e Lenine a Zélia Duncan, Chico César e Marina Lima. O Sul21 mostra a música e conta que a composição tem 202 versos, que tratam de racismo, ditadura, tortura, entre outros.

🔸 No Pernambuco, um candidato a deputado gastou mais que Lula e Bolsonaro nas redes sociais. O Marco Zero conta que o deputado estadual Romero Albuquerque (União Brasil), que pretende se reeleger neste ano, já investiu R$ R$ 472 mil para impulsionar anúncios no Facebook e no Instagram.

📮 Outras histórias

  • Saúde mental na periferia. Dificuldade de acesso ao serviço e preconceito estão entre os principais motivos que afastam moradores das periferias da terapia. A Agência Mural colocou uma lupa sobre o tema do tratamento psicológico nas quebradas de São Paulo. “A situação que mais me deparo é que o entendimento é frescura. E que na periferia as pessoas não têm tempo nem dinheiro para isso”, afirma a psicóloga Keila Duarte, cofundadora de uma clínica com preços sociais no Jardim do Russo, zona noroeste da capital paulista.

  • Na fronteira com o Peru, um refúgio do Comando Vermelho. A Pública traz uma reportagem do Ojo Publico, que revela que narcotráfico, extração ilegal de madeira e o estabelecimento de concessões florestais suspeitas do lado peruano transformaram o território habitado por comunidades indígenas peruanas e brasileiras em um cenário de interesses obscuros, conflitos, crimes ambientais e assassinatos.

📌 Investigação

  • Fome generalizada e desigual. Após publicar, em junho, que 33 milhões de brasileiros passam fome, agora a Rede Penssan divulga os dados de todos os níveis de insegurança alimentar por estado. A pesquisa revela uma desigualdade também na distribuição da fome pelo Brasil, até mesmo entre os vizinhos da mesma região. O Projeto Colabora fez uma análise desses dados e mostra que a insegurança alimentar está relacionada com o endividamento das famílias e redução significativa nos recursos para merenda escolar.

🍂 Meio ambiente

  • Ocupação do Rio São Francisco. Com objetivo de compreender o processo de construção da Bacia do Baixo e Submédio São Francisco, a Caravana Nordeste Potência percorreu diversos municípios de Alagoas, Bahia e Pernambuco e ouviu populações tradicionais, pesquisadores e organizações. A Agência Eco Nordeste detalha novos olhares sobre o processo de ocupação do Velho Chico e como desenvolver a região de modo sustentável.

  • Contrabando de venenos. Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf) aponta que 25% dos agrotóxicos comercializados em todo o país vêm do mercado ilegal, sendo contrabando de produtos proibidos. Reportagem d’O Eco mostra que de 2018 até julho deste ano a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 177 toneladas de pesticidas nas rodovias federais de Mato Grosso, em que os mais presentes foram Paraquat, Benzoato e Tiametoxam, usados em lavouras de soja e milho.

📙 Cultura

  • Um quintal de resistência. Em Capivari, interior de São Paulo, Dona Marta Joana se tornou um símbolo da Umbigada, uma manifestação cultural afrobrasileira presente em diversos quilombos do país. Mestra e líder do “Quintal da dona Marta”, a senhora de 72 mantém um espaço de tradição e se orgulha de ver os filhos, netos e moradores da região perpetuando a dança. O Nós, Mulheres da Periferia narra a história de dona Marta e o valor ancestral da Umbigada. 

  • A indecifrável Bethânia. Documentário do jornalista Carlos Jardim sobre a cantora Maria Bethânia é mais uma das tentativas de tentar explicá-la. A produção “Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu” tem como fio condutor uma longa entrevista com a artista, que mostra ter territórios intocáveis, como conta o Escotilha.

🎧 Podcast

  • O Metrópoles estreia o podcast “Eu sei o que vocês fizeram nas eleições passadas”. O primeiro episódio volta a dezembro de 1989, primeiras eleições democráticas para presidente após duas décadas de ditadura militar.

👩🏽‍💻 Tecnologia

  • Redes sociais na violência eleitoral. O Núcleo Jornalismo explica que, com exceção do Twitter, as plataformas no Brasil não têm medidas claras para conter a violência e o discurso de ódio que têm aumentado no período das eleições. O alerta é feito no documento “O papel das plataformas digitais na proteção da integridade eleitoral em 2022”, lançado por organizações da sociedade civil e acadêmicas e assinado por mais de 100 instituições.

Obrigada por ler a Brasis. Gostou do conteúdo? Assine e compartilhe.

Share this post

Voto útil, fome e contrabando de agrotóxicos

brasis.ajor.org.br
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Brasis
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing