As visitas do agro ao governo e a defesa do Cerrado por Célia Xakriabá
Uma curadoria do melhor do jornalismo digital, produzido pelas associadas à Ajor. Novos ângulos para assuntos do dia
🔸 O nadador Gabriel Araújo conquistou a primeira medalha do Brasil nas Paralimpíadas ontem – e subiu ao pódio para o ouro. Conhecido como Gabrielzinho, ele venceu a prova dos 100 metros costas S2 masculino. O Notícia Preta conta que ele era o favorito ao ouro: aos 22 anos, o nadador é líder do ranking mundial e atual campeão do mundo. No feito de ontem, ele foi o único a completar a prova em menos de dois minutos.
🔸 O ministro Alexandre de Moraes bloqueou as contas da Starlink Holding no Brasil, empresa que pertence a Elon Musk, também dono da rede social X. O objetivo é garantir o pagamento de multas aplicadas pela Justiça brasileira contra a plataforma, informa o Metrópoles. Venceu ontem à noite o prazo de 24 horas que Moraes havia dado ao bilionário para nomear um representante legal para o X no Brasil – caso contrário, a rede social sairá do ar. O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou a intimação na noite de quarta no próprio X, em uma ação inédita, destaca a Fast Company Brasil. Elon Musk, por sua vez, respondeu também na rede, com uma montagem em que se vê o magistrado preso. A medida do STF ocorre uma semana depois de o bilionário fechar o escritório brasileiro da rede social. “Sem representante legal, não tem como cumprir as medidas judiciais”, explica Diogo Cortiz, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
🔸 “Hoje, debaixo da árvore, eu chorei vendo o incêndio. Quando eu tinha uns 10 anos, meu finado avô disse: ‘Você vai ver, o mundo vai acabar em fogo. O próprio homem irá destruir a nossa terra’. E com muita tristeza e dor no coração, é o que eu estou vendo.” O relato de Zilda dos Santos, moradora da comunidade ribeirinha e Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, no Pantanal, ecoa o sofrimento das populações que vivem no bioma. São descendentes de povos originários, quilombolas, bolivianos e paraguaios, pessoas do Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), que somam 500 famílias de pescadores e ribeirinhos na região. O Colabora mostra os impactos das queimadas para quem mora no Pantanal, lembra o papel dos moradores para a preservação do bioma e indica como ajudá-los em meio à temporada devastadora de incêndios.
🔸 Pela primeira vez, os candidatos às eleições puderam se declarar quilombolas. Ao todo, 3.455 pessoas assim se autodeclararam. A Alma Preta informa que a maioria (61,9%) dos representantes são homens e a maior concentração está no Nordeste, que abriga 1.242 (35,94%) candidaturas quilombolas. Os dados são do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), extraídos da base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
📮 Outras histórias
“Mesmo trazendo mais medalhas e sendo um país que briga no topo do ranking, não tem tanta valorização como nos Jogos Olímpicos.” A afirmação é de Henrique Caetano, 25 anos, atleta paralímpico que disputa medalha em Paris. Morador de Mauá, na Grande São Paulo, Henrique trocou as piscinas pelo atletismo e bateu o recorde das Américas nos 200m no Circuito Nacional de Atletismo Paralímpico. A Agência Mural narra sua trajetória desde o parto até o pódio que lhe garantiu a vaga nas Paralimpíadas. O jovem resume os desafios de ser um atleta paralímpico da periferia: “Você tem que entregar além do que o seu corpo exige, para quem tem uma uma renda melhor é mais fácil chegar a algum lugar porque você não tem que se preocupar se você vai comer ou como vai pagar algo”.
📌 Investigação
Sócios da Action foram os que mais visitaram o Ministério da Agricultura e Pecuária pela portaria “privativa” – controlada por uma lista escrita à mão, cujos dados não são públicos. A empresa é uma consultoria de relações governamentais em Brasília que representa setores do agronegócio. A Repórter Brasil teve acesso a cerca de 4.200 registros, manuscritos em 381 páginas, de pessoas que passaram por essa portaria. Obtidas originalmente pela Fiquem Sabendo via Lei de Acesso à Informação (LAI), as informações se referem ao período entre janeiro e novembro de 2023. Além dos sócios da Action, o top 10 conta ainda com um empresário com interesses na Ferrogrão – projeto de linha de trem de 933 km que pretende ligar municípios produtores de soja e milho no Mato Grosso a portos fluviais no Pará – e nomes ligados a associações do agronegócio.
🍂 Meio ambiente
“As pessoas têm um imaginário de que povos indígenas só vivem na Amazônia”, diz a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG). Ela própria costuma repetir: “Eu não sou da Amazônia, sou do Cerrado”. Em entrevista à Ambiental Media, a parlamentar defende a importância do bioma para os indígenas (são mais de 114 povos no bioma), explica que há uma centralização de financiamento para a proteção da Amazônia e conta que vai coletar assinaturas no Congresso para que a PEC 504/2010 seja votada em regime de urgência. A Proposta de Emenda à Constituição quer fazer do Cerrado e da Caatinga patrimônios nacionais, como são a Mata Atlântica e a Amazônia. “Essa PEC está prontíssima para ser aprovada. No entanto, existe uma grande resistência, porque não é do interesse da bancada ruralista, que diz ser protetora do meio ambiente, mas ao mesmo tempo incentiva grande parte das commodities no Cerrado, que está sendo desertificado, assim como a Caatinga.”
📙 Cultura
De Karim Aïnouz: “Sou apaixonado por gente, e essa paixão se decanta nos personagens. Sinto uma vontade grande de que meus filmes consigam captar a vitalidade dos atores. Sempre fui fascinado pela capacidade de um ator habitar um personagem. É algo misterioso”. Indicado à Palma de Ouro deste ano, o mais prestigiado prêmio do Festival de Cannes, o longa brasileiro “Motel Destino”, dirigido por Aïnouz, estreou na última semana no país. Em depoimento à revista piauí, o cineasta discorre sobre a produção do filme, que se passa no litoral cearense, e sobre o que sentiu ao representar o Ceará diante do Brasil e do mundo. “Depois da exibição de ‘Motel Destino’, fui ver uma crítica que tinha saído no dia seguinte. E no meio do texto vi a palavra Ceará. Era a primeira vez que eu tinha lido a palavra Ceará no Festival de Cannes”, conta.
🎧 Podcast
Começa hoje a propaganda eleitoral de rádio e TV dos candidatos a prefeito e vereadores dos municípios. Frequentemente, os postulantes à Câmara Municipal apresentam propostas que não são atribuições do Legislativo municipal. As Cunhãs recebe a cientista política Paula Vieira, pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia, da Universidade Federal do Ceará, para explicar o papel dessa esfera do Legislativo e como mapear estratégias para tentar encontrar candidatos comprometidos com a política municipal.
💆🏽♀️ Para ler no fim de semana
“A literatura oral na primeira infância é o caminho mais profundo para mobilizar a educação de crianças negras e causar um impacto social capaz de estabelecer a harmonia na sociedade”, diz Mario Omar, contador de histórias da tradição oral afro-brasileira e apoiador da Biblioteca Mameto Mataracira, localizado na Associação Cultural Tupã Suriazala, em Lauro de Freitas (BA). Em parceria com a Entre Becos, a Mangue traz iniciativas de terreiros da Bahia e de Sergipe que buscam combater o racismo religioso na primeira infância. “Aqui, as crianças têm a oportunidade de aprender sobre suas raízes, de forma lúdica e respeitosa. Queremos que elas cresçam sabendo que suas origens são motivo de orgulho e que o conhecimento ancestral é valioso”, relata a gastrônoma e mãe de santo Laura Borges, à frente da Tupã e da biblioteca.