Os gols de Richarlison, a PEC e uma metáfora para o povo preto
Uma curadoria do melhor do jornalismo digital, produzido pelas associadas à Ajor. Novos ângulos para assuntos do dia
🔸 Depois de um primeiro tempo sofrido, o Brasil venceu a Sérvia na partida de estreia da Copa do Mundo no Catar, ontem à tarde. Os dois gols vieram no final da partida, pelos pés de Richarlison. “É um sonho de criança realizado”, disse o atacante, que já fez 19 gols em 39 jogos pela Seleção Brasil. O Esporte News Mundo destaca o segundo gol – de voleio. “Não sei se acompanharam, mas fiz um gol parecido nos treinos na Itália. Faz nos treinos, faz no jogo. Tive a oportunidade de virar um voleio e acertar um belo chute. Vou buscar mais, quero mais. Falei que só precisava de uma bola para finalizar, e essa bola chegou”, completou.
🔸 O camisa 9 da seleção se destaca também pelas manifestações políticas. Richarlison, de 25 anos, expressa posicionamentos críticos em entrevistas pós-jogo e nas redes sociais. Enquanto o governo Jair Bolsonaro propagou o negacionismo, o jogador do Tottenham foi convidado para ser embaixador da USPVida, uma campanha da Universidade de São Paulo (USP) voltada a ajudar a ciência universitária a encontrar soluções contra a pandemia. “O coronavírus é um inimigo invisível e perigoso”, disse ele, que também pede doações para financiamento das pesquisas. O Congresso em Foco reúne outras manifestações públicas do atacante.
🔸 A hegemonia da TV Globo nas transmissões da Copa se rompeu nesta edição. O streamer carioca Casimiro, que acumula mais de 1 bilhão de visualizações em seus vídeos, está transmitindo jogos diariamente em seus canais no YouTube e na plataforma Twitch. O feito se tornou possível a partir de parceria com a empresa de licenciamento esportivo Livemode e a Fifa. O Nexo explica como ele conseguiu um contrato tido como histórico pela federação internacional de futebol.
🔸 Em Brasília, a PEC da Transição. O senador Jacques Wagner (PT-BA) afirmou que o que falta para destravar a discussão da Proposta de Emenda à Constituição no Congresso é a indicação de um nome para o Ministério da Fazenda. A CartaCapital apurou que o “plano A” do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é Fernando Haddad. Ele, por sua vez, participa hoje de um almoço organizado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), enquanto Lula, convidado para o evento, recupera-se de cirurgia para remover uma lesão na laringe.
🔸 “A cena serve de metáfora para todo o povo preto, para quem o Estado brasileiro aponta armas – e aperta o gatilho todos os dias. Pensei que ia morrer quando ouvi o tiro disparado pelo segurança da deputada branca. Esperei por outros tiros, enquanto corria e gritava, pedindo ajuda. Senti ainda muita solidão, porque vi as pessoas virando as costas e fechando as portas. Estava com um amigo branco e ninguém foi para cima dele.” O jornalista Luan Araújo foi perseguido pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), que empunhava uma arma, em cena que chocou o país às vésperas das eleições. Ele narra a própria trajetória em texto para o Projeto Colabora.
📮 Outras histórias
Enquanto o governo federal diminui o orçamento do Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida), cerca de 97 mil famílias vivem em ocupações na cidade de São Paulo, de acordo com a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Segundo a Agência Mural, as duas ocupações mais antigas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST) já aguardam que os barracos se tornem moradia popular há quase dez anos. “Para famílias de baixa renda, que não têm renda garantida todo mês, ou têm rendas muito baixas, é impossível comprar uma casa financiada no banco. Elas não têm acesso nenhum a crédito, não têm como comprovar a renda, muitas vezes trabalham de bico”, afirma Josué Rocha, coordenador do MTST.
Apesar de o Piauí ser o estado com mais pessoas que tomaram as quatro doses de vacina contra a Covid–19 em todo o país, somente 16,18% da população nordestina recebeu a segunda dose de reforço. A Agência Tatu lista o percentual em cada estado do Nordeste e mostra quais são os critérios para a população adulta recebê-la nas capitais.
📌 Investigação
Contrariando as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), a Meta restringiu que os candidatos das eleições 2022 impulsionassem conteúdo eleitoral relacionado à liberação da maconha no Facebook e no Instagram. “Mesmo com o selo da Justiça Eleitoral eu não pude realizar o impulsionamento pago”, conta o advogado André Barros (PSOL-RJ), que disputou o cargo de deputado federal, mas não foi eleito. A Agência Pública revela ainda que startups do setor canábico adaptam a linguagem para conseguir turbinar suas publicações. Já o banco BTG Pactual consegue fazer um anúncio pago que convida as pessoas a investir no mercado internacional de cannabis circular livremente pelas redes sociais citadas.
🍂 Meio ambiente
Quatro anos se passaram desde a tragédia de Brumadinho, e os moradores ainda têm de consumir água contaminada pelo rompimento da barragem da Vale em Minas Gerais. Os 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos que mataram 270 pessoas também contaminaram o rio Paraopeba, principal fonte de sobrevivência da população de, pelo menos, 35 municípios. O Marco Zero conta que a Vale havia se comprometido a distribuir água para a população atingida, mas, na prática, como relatam moradores, o fornecimento durou pouco. A reportagem também mostra que análises da água local revelaram manganês e alumínio em proporções até seis vezes acima dos níveis permitidos.
O Brasil não só tem capacidade de zerar as emissões líquidas até 2050 como pode ser o primeiro entre os maiores emissores a fazê-lo. É o que defende o cientista climático Carlos Nobre, um dos principais pesquisadores sobre a Amazônia. Em entrevista exclusiva ao InfoAmazônia e o PlenaMata, ele explica como o Brasil pode cumprir as metas de zerar emissões e ainda faz um balanço da COP27, a conferência do clima da Organização das Nações Unidas. “A presença de Lula foi, sim, significativa e simbólica. De fato, a grande maioria dos países prestou muito mais atenção no presidente eleito do que na participação oficial do atual governo brasileiro”, afirma.
📙 Cultura
“A liberdade de escrever sobre si e sobre sua ancestralidade, de levantar bandeiras e questionar verdades, é o que faz dos slams um agente social em plena atividade. A popularização dessa escola só é possível porque as periferias a desejam, as ruas a desejam e não estão dispostas a abrir mão desse território de ensino-aprendizagem, de fala e de escuta”, escreve Lara Nunes, membro da Periferia Brasileira de Letras como representante do Slam das Mulé, em artigo para o Le Monde Diplomatique Brasil, sobre a cultura do slam, batalha de poesia falada com protagonismo da política e da performance.
O Museu das Favelas inaugura amanhã uma ocupação-manifesto sobre a transformação do Palácio dos Campos Elíseos, no centro de São Paulo, em um espaço de exposição de arte periférica, reverenciando a memória e a ancestralidade. O Notícia Preta informa que o museu fica aberto para visitação de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
🎧 Podcast
Frases, objetos, espécies e até memes. Fora de contexto, vários acontecimentos motivam perguntas como: “Isso não deveria estar aqui”, “Não é esse o significado” ou “De onde surgiu?”. O novo episódio do podcast “Rádio Novelo Apresenta”, produção da Rádio Novelo, mostra como o contexto muda tudo. Em dois atos, é possível entender a inusitada história sobre como um animal nunca visto na região foi parar nas margens do Rio Tapajós, no Pará, ou mesmo como surgiu o meme “Como você é burro, cara”, com um trecho de entrevista do cantor Caetano Veloso nos anos 1970.
💆🏽♀️ Para ver no fim de semana
Usado até hoje por médicos, preparadores físicos e nutricionistas, o Índice de Massa Corporal (IMC) não é indicativo da saúde de uma pessoa. O dado não faz nem sequer diferenciação de gordura ou massa muscular. Em vídeo, a revista AzMina conta a origem desse cálculo e mostra uma realidade machista e racista. Em busca do homem “normal”, o IMC só levou em conta corpos europeus (e brancos) e já foi usado por eugenistas para provar a existência de uma “raça superior”.