As queimadas no Amazonas e a saúde de homens negros
Uma curadoria do melhor do jornalismo digital, produzido pelas associadas à Ajor. Novos ângulos para assuntos do dia
🔸 As eleições para conselhos tutelares que aconteceram ontem usaram urnas eletrônicas pela primeira vez. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, 17 municípios de cinco estados tiveram o pleito adiado. O Metrópoles lista quais são e explica as razões. Em São Paulo, por exemplo, sete cidades tiveram problemas com a configuração das urnas. Já no Rio Grande do Sul, as eleições não ocorreram em três municípios devido às chuvas que atingem o estado. O ministro Silvio Almeida afirmou que o governo pretende aprimorar a eleição e a atuação dos conselheiros tutelares. “Eles são funcionários, agentes públicos e devem ser valorizados por isso, mas também têm que ter a responsabilidade que têm os servidores públicos.”
🔸 Em meio ao cabo de guerra no Congresso e no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre temas como o marco temporal, a descriminalização do porte de drogas e a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, o Instituto AzMina e o movimento Mulheres Negras Decidem entrevistaram 42 parlamentares federais para entender melhor suas posições sobre gênero e raça entre abril e julho de 2023. Também foi realizado um levantamento histórico sobre 105 parlamentares de diferentes grupos políticos, incluindo mais de 40 categorias de análise. A revista AzMina revela que, entre os entrevistados, 47,6% acreditam que cabe ao STF decidir sobre a interrupção voluntária da gravidez, enquanto 45,2% discordam, alegando que a Corte invade as funções do legislativo.
🔸 A fumaça das queimadas toma o Amazonas durante a estiagem. Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que foram 6.991 focos de incêndio em setembro, o maior número do ano e o segundo da série histórica coletada desde 1998 – o pior foi nesse mês em 2022, com 8.659. A revista Cenarium explica que, segundo o Corpo de Bombeiros, as causas das queimadas em Manaus são diferentes das que ocorrem na zona rural. Esta última está ligada à ação humana e à atividade agropecuária. As fumaças contêm elementos tóxicos como carbono e enxofre e podem levar a população a doenças respiratórias crônicas.
🔸 A estiagem já atinge severamente 55 dos 62 municípios do estado. São 20 em situação de emergência e outros 35 em alerta, de acordo com o boletim divulgado pelo comitê de enfrentamento à situação emergencial ambiental, ligado ao governo estadual, na última sexta. O Amazonas Atual informa que 174 mil pessoas estão impactadas pelos efeitos da seca. O governador Wilson Lima (União Brasil) afirmou que o estado terá apoio da Aeronáutica para atender às famílias ribeirinhas em comunidades isoladas e doação de cestas básicas.
📮 Outras histórias
“Hoje, o maior desafio ao cuidar da minha neta de 5 anos foi conseguir uma vaga na escola, que estava indisponível”, conta Regina Lucia dos Santos, 57 anos, moradora do Complexo da Maré, conjunto composto por 16 favelas na zona norte do Rio de Janeiro. Cerca de 15 mil crianças com até 6 anos vivem na região, o que representa 12,42% da população da Maré. A dificuldade de acesso a direitos básicos, narrada por Regina, é um dos desafios para a faixa-etária na comunidade. É o que mostra a pesquisa “Primeira Infância na Maré”, lançada na última quarta-feira. O Voz das Comunidades reúne os principais dados que ressaltam a necessidade de políticas públicas na região.
📌 Investigação
Maior vendedora de armas curtas do mundo, a brasileira Forja Taurus mantém anúncios de armamentos no Instagram quase um mês após Tribunal de Justiça de São Paulo decidir em segunda instância que publicidade de armas em sites e redes sociais é ilegal. O Núcleo mostra que foram publicadas ao menos duas propagandas no perfil da empresa nos dias 7 e 12 de setembro. A decisão judicial ocorreu no dia 5. Outras companhias como Glock do Brasil, Imbel, Boito e DFA Defense também anunciam seus produtos na plataforma da Meta.
🍂 Meio ambiente
Com seca histórica no Lago de Tefé (AM), 110 botos-rosa e tucuxi foram encontrados mortos em menos de uma semana. Apenas na última quinta-feira foram contabilizadas 70 mortes. O Eco conta que, além da seca, as temperaturas das águas também estão elevadas. Historicamente, a máxima já registrada no Lago Tefé foi de 32°C. Na última quinta, os termômetros mediram 40°C. “Obviamente que com essa temperatura alguma coisa é afetada. Talvez não só o calor, mas acho que o calor potencializou alguma toxina, alguma alga, fitoplâncton, cianobactéria, alguma coisa. Mas tudo isso são conjecturas no momento”, afirma a pesquisadora Miriam Marmontel.
Orçamento enviado pelo governo de Eduardo Leite (PSDB) à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para 2024 tem menos de 0,2% dos recursos propostos dedicados a políticas públicas de adaptações climáticas. São R$ 157,933 milhões, de um orçamento total de R$ 80,348 bilhões. “Quando comparados com os custos decorrentes dos danos causados pelas tempestades e ciclones extratropicais, o investimento no combate, contenção e mitigação das mudanças climáticas é irrisório”, analisa Thales Miola, especialista em direito socioambiental, em entrevista ao Sul21. O estado passou por um longo período de estiagem e no último mês vive enchentes históricas.
📙 Cultura
Jogando luz para a pluralidade ecossistêmica e cultural do Pantanal, os historiadores Maria de Fátima Costa e Pablo Diener desvendam a formação do bioma e a trajetória das nações indígenas ancestrais pelo território pantaneiro. Ao Projeto Colabora eles descrevem o trabalho que reúnem no livro “Pantanal - Origens de um Paraíso”, que conta com imagens produzidas por dez fotógrafos. Além das principais ameaças ambientais, a obra destaca a presença de diversas etnias, formadas por povos canoeiros, pescadores e coletores na história da região.
🎧 Podcast
A história e a ancestralidade negras são peças essenciais para entender a cultura brasileira, como explicam a escritora carioca Eliana Alves Cruz e o poeta baiano Jorge Augusto no novo episódio do “451 MHz”, produção da Quatro Cinco Um. Ambos utilizam a literatura como forma de resgate dessa história e estão na programação da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), na Bahia, no fim deste mês, com o tema “Poéticas Afro-indígenas da Brasilidade no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”. Ao longo do programa, Eliana e Jorge lembram da importância de festivais literários fora do eixo Rio-São Paulo.
🧑🏽⚕️ Saúde
As mortes precoces de Mr. Catra, Mc Sapão e Mc Marcinho, referências negras da música brasileira, chamam a atenção para a saúde de homens negros no país. Em 2022, apenas no município do Rio de Janeiro, 57,2% dos óbitos de pessoas entre 45 e 49 anos de idade eram de homens – entre eles, mais da metade negros. Os dados são do Observatório Epidemiológico da Cidade do Rio de Janeiro (EpiRio). Segundo o Maré de Notícias, doenças do aparelho circulatório, como hipertensão, estão entre as que mais vitimam a população negra. Pesquisador da Fiocruz, Paulo Roberto de Abreu Bruno explica que a causa é multifatorial, da genética a condições de moradia, renda, segurança e alimentação.