A possibilidade de prisão de Bolsonaro e as imagens geradas por IA
Uma curadoria do melhor do jornalismo digital, produzido pelas associadas à Ajor. Novos ângulos para assuntos do dia
🔸 “Sabendo que as digitais de Jair Bolsonaro estão agora na cena do provável crime, a dúvida de muitos pode ser singelamente resumida em uma pergunta curta: e a prisão?” Advogado e professor de Direito na USP, Rafael Mafei defende que o ex-presidente pode ser mesmo preso diante do cerco que se fecha contra seus aliados depois da operação da Polícia Federal que detalhou como seus ajudantes de ordens – Mauro Cid e Osmar Crivelatti – estão diretamente ligados ao desvio e venda ilegal das joias recebidas da Arábia Saudita. Em artigo na revista piauí, Mafei escreve: “Se antes Bolsonaro seria apenas o possível beneficiário de crimes cometidos por seus subordinados, os últimos passos da investigação o colocam também como executor de uma parcela da operação”. A situação se agrava com a prisão de Silvinei Vasques, que comandou a Polícia Rodoviária Federal na ação para atrapalhar a votação de eleitores nas cidades mais lulistas do Nordeste, no segundo turno das eleições de 2022.
🔸 O advogado Frederick Wassef afirmou ter recomprado nos Estados Unidos um Rolex que havia sido entregue ao governo Bolsonaro. Um dos alvos da operação deflagrada na semana passada pela Polícia Federal, Wassef afirmou que sua intenção era devolver o item às autoridades. A CartaCapital destaca que ele foi questionado sobre a motivação para a aquisição do relógio e respondeu: “Foi solicitado, comprei e fiz chegar ao Brasil”.
🔸 Seis horas de apagão. Vinte e cinco estados e o Distrito Federal ficaram sem energia elétrica na manhã de ontem. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), a falha “não tem nada a ver, absolutamente nada a ver com o suprimento energético e a segurança energética do Brasil”. Trata-se, ainda de acordo com ele, de algo “extremamente raro”. O Metrópoles informa que uma das causas já foi identificada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS): um “evento” em uma linha de transmissão no Ceará. Mas há um segundo fator, ainda não descoberto pelas autoridades.
🔸 A votação do arcabouço fiscal deve ficar para a semana que vem. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), creditou a responsabilidade pelo adiamento da tramitação ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Este, por sua vez, havia criticado o que classificou de “superpoderes da Câmara” numa entrevista ontem. O Congresso em Foco conta que, no início da noite, Lira disse que o marco fiscal está andando, mas afirmou que a questão da inflação ainda é uma pendência.
🔸 Também deve ser votado na próxima semana o projeto de lei 2370/19, conhecido como PL dos Direitos Autorais. O texto atualizado do PL, apresentado no último fim de semana pelo deputado Elmar Nascimento (UNIÃO-BA), apresentou novidades importantes para a discussão da remuneração de veículos jornalísticos e artistas por parte das big techs. O Núcleo organiza em tópicos os principais pontos da proposta quanto aos direitos autorais para artistas, a remuneração do jornalismo e os requisitos para publicidade.
📮 Outras histórias
A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte vai incluir a violência contra a mulher entre as disciplinas ensinadas aos alunos. Agora, o assunto será abordado de forma transversal num projeto piloto, com o Programa Maria da Penha Vai à Escola. A partir de 2024, será inserido na grade curricular, como explica a Saiba Mais. “Precisamos debater com a sociedade, mas, fundamentalmente, com os jovens, os estudantes. Essa meninada toda que está aí precisa entender o que é isso, em que raiz está colocada essa violência”, afirma Olga Aguiar de Melo, secretária de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh). A reportagem lembra que, entre 2021 e 2022, a violência doméstica aumentou 37,3% no Rio Grande do Norte.
📌 Investigação
É possível encontrar padrões para identificar uma imagem gerada por inteligência artificial? Diante da necessidade de distinguir o que é verdade e o que é mentira, pesquisadores, empresas e organizações desenvolvem meios de testar a autenticidade de conteúdos digitais. O Aos Fatos conversou com três iniciativas – o Starling Lab, laboratório da escola de Engenharia da Universidade Stanford e do Instituto de História Visual e Educação da USC (Universidade do Sul da Califórnia); a CAI (Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo) e o Recod.Ai, laboratório de inteligência artificial da Unicamp. Elas empregam avanços tecnológicos para combater problemas gerados justamente pelo salto da tecnologia. O Starling Lab, por exemplo, testa mecanismos de criptografia e blockchain, para registrar metadados de imagens e documentos digitais. Já a CAI tem suas próprias ferramentas para incluir “credenciais de conteúdo” em conteúdos digitais – uma espécie de assinatura digital com informações sobre criação, edição, publicação e difusão.
🍂 Meio ambiente
O tráfico de animais silvestres tem sido feito em ônibus de viagens em Vitória da Conquista (BA). Cerca de 500 aves foram apreendidas em uma abordagem policial na última semana. A Fauna News conta que houve uma ordem de parada em um ônibus que viajava até Pernambuco para fiscalização convencional, quando a polícia identificou 493 animais em caixas com pouca ventilação – 58 deles já estavam mortos. Dois passageiros foram responsabilizados pelo transporte ilegal de animais, mas a empresa de ônibus, por enquanto, não responde por conivência como crime ambiental.
Em áudio: Diane Grosklaus Whitty, tradutora literária, fala sobre a importância de disponibilizar livros sobre a Amazônia. Em colaboração com Eliane Brum, a norte-americana traduz materiais que levam a perspectiva amazônica para o público global, caso da obra “Banzeiro òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo”. No “LatitudeCast”, podcast do Amazônia Latitude, Diane revela como é trabalhar com um tema que tem alcançado cada vez mais relevância internacional: “Só falar da Amazônia não basta. A gente precisa falar com paixão e precisa ouvir das pessoas que estão vivenciando, que estão sentindo essas coisas na pele”.
📙 Cultura
Considerada a “dama do teatro negro”, a atriz Léa Garcia iria receber o Troféu Oscarito, na 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado (RS), na noite de ontem. Ela começou sua trajetória na atuação fazendo parte do Teatro Experimental do Negro (TEN), de Abdias do Nascimento e, no final dos anos 1950, foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes, com o longa “Orfeu Negro”. O Notícia Preta lembra a trajetória da atriz, que acumulou mais de cem produções ao longo da carreira, entre elas, a novela “Escrava Isaura”, de 1976, em que interpretou a icônica Rosa. Léa Garcia morreu ontem, aos 90 anos, em Gramado, vítima de um infarto.
Descrito como um misto de memória, religião e sociologia, o livro "Crônicas Exusíacas & Estilhaços Pelintras" retrata as crenças de Luiz Antonio Simas. Mestre em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o autor vai além do mundo acadêmico em sua escrita e sintetiza lembranças pessoais atravessadas por pesquisas e permeadas pela cultura do futebol, do samba e das religiões de matriz africana. "O texto de Simas tem elegância e sabor, e é alegre mesmo quando narra fatos tristes. Ele sintetiza lembranças e experiências pessoais em um conhecimento que é atravessado pelo estudo e pela pesquisa, mas sobretudo no contato com o outro", escreve Zema Ribeiro em crítica no Farofafá. Segundo ele, o livro "abarca ainda questões urbanas, como o crescimento desenfreado e não planejado sobretudo das metrópoles, com sua violência contra populações menos favorecidas".
🎧 Podcast
São dois atos. No primeiro, o ouvinte mergulha na investigação de Vitor Hugo Brandalise e Bárbara Rubira sobre a identidade de um comentarista da internet na época dos blogs dos anos 2000. Figura conhecida no blog “Impedimento”, Ernesto era torcedor do time do Inter de Porto Alegre, mas nunca foi visto fora do espaço virtual. Anos depois, veio a teoria de que o comentarista poderia ser, na verdade, uma figura diplomática da República brasileira. No segundo ato, o mais recente episódio da “Rádio Novelo Apresenta”, produção da Rádio Novelo, conta a história de um pai e uma filha que se deparam com um erro na conta bancária e começam a fantasiar o que fazer com os mais de 11 bilhões que apareceram do nada por engano.
🙋🏾♀️ Raça e gênero
Maior ação política de mulheres da América Latina, a Marcha das Margaridas foi realizada nos últimos dois dias, em Brasília (DF). O evento toma as ruas a cada quatro anos. O Portal Catarinas revê a história do movimento e resgata as origens da manifestação, cujo nome rende homenagem para Margarida Maria Alves, trabalhadora rural nordestina e líder sindical assassinada em 1983 a mando de latifundiários da região. Mazé Morais, coordenadora geral da marcha, destaca que a mobilização é formada por uma diversidade de mulheres do campo, das florestas, das águas e tem crescido porque cada vez mais chegam novas companheiras que também lutam pela democracia, pela saúde, pela justiça e pela educação.