A pauta econômica na Câmara e a homenageada da Flip em 2023
Uma curadoria do melhor do jornalismo digital, produzido pelas associadas à Ajor. Novos ângulos para assuntos do dia
🔸 Foco na pauta econômica. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), suspendeu sessões de CPI, comissões e audiências para concentrar esforços na reforma tributária e no arcabouço fiscal. A primeira, ele planeja votar até sexta-feira, embora não haja consenso em torno do texto. O Jota informa que há resistências relevantes de estados das regiões Sul e Sudeste e do agronegócio. Já a proposta do arcabouço volta à Casa depois de sofrer alterações no Senado. O relator na Câmara, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA), tem se mostrado favorável a rejeitar as mudanças e retomar o texto original.
🔸 Para entender: o novo arcabouço fiscal, a reforma tributária e o voto de qualidade do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) são as pautas da blitz econômica na Câmara. O Nexo explica o que significa cada uma delas, o que o governo quer e os principais embates.
🔸 A reunião com embaixadores que levou à inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) segue na mira da Justiça. O Ministério Público que atua junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) quer saber quanto o ex-presidente gastou com o encontro, em julho de 2022, e também com sua transmissão ao vivo pela TV Brasil. Segundo a CartaCapital, este é o primeiro passo para que Bolsonaro devolva o valor aos cofres públicos.
🔸 O PL, partido de Bolsonaro, convocou uma reunião para esta quinta-feira em Brasília. O presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, disse que quer “tratar de interesses” da sigla com governadores, bancadas do Congresso, presidentes regionais e deputados estaduais. A partir de conversa com especialistas, a Lupa discute o futuro do bolsonarismo e conta que, dentro do partido, a visão é de que Bolsonaro teria capacidade de eleger prefeitos pelo país em 2024. O líder do PL fala até mesmo em números: se a sigla elegeu mais de 320 prefeitos em 2020, poderia no ano que vem ultrapassar mil prefeituras, com Bolsonaro no palanque.
🔸 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou ontem a lei de igualdade salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo trabalho ou têm a mesma função. Embora a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) proíba a diferença salarial nestes casos, a regra, na prática, não é cumprida. O Metrópoles detalha o texto sancionado por Lula e lembra que, segundo levantamento da consultoria IDados, as mulheres ganham cerca de 20% menos do que os homens no Brasil.
🔸 Para relembrar: quando se aplica o recorte de gênero, a renda média de mulheres negras não chega a 60% da renda de homens brancos em todos os níveis de escolaridade, como mostram os dados reunidos pela Gênero e Número.
📮 Outras histórias
Uma praça deve dar lugar a uma escola em Foz do Iguaçu. Um dos últimos espaços verdes públicos e acessíveis na região sul da cidade, a Praça das Aroeiras tem espécies como o pau-brasil, a araucária e as próprias aroeiras. O espaço, porém, deve abrigar a construção da Escola Municipal Professora Lúcia Marlene Pena Nieradka, que atualmente tem uma sede em condições precárias. “A realocação da escola é uma petição legítima da sociedade”, afirma o geógrafo e ativista ambiental Dantas Duarte. Ao 100 Fronteiras ele também discorre sobre a importância de um planejamento urbano sustentável. “A compensação através do plantio de novas árvores é essencial para minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente”, diz.
Os moradores da Favela Naval, em Diadema (SP), foram hostilizados pela Polícia Militar no último domingo, quando tentavam fazer uma homenagem aos jovens Kauan Gabriel Santos de Assis, de 17 anos, e Diogo Cristian da Silva, de 20, mortos há três meses por dois policiais militares de folga. Segundo a Ponte, a passeata estava prevista para começar às 14h30, quando cerca de 10 viaturas pararam no local e intimidaram os moradores para impedir o início da manifestação. “Estávamos nos organizando para fazer a homenagem. Eram muitos jovens e moradores, quando de repente a rua ficou repleta de viaturas e de policiais armados, apontando as armas para nós”, conta a ativista Marisa Feffermann, da Rede de Proteção e Resistência contra o Genocídio, organização que acompanha o caso.
📌 Investigação
Os últimos umbandistas de quilombos em Pernambuco resistem ao assédio evangélico. Em Betânia, no Sertão do Moxotó, existem quatro comunidades tradicionais certificadas pela Fundação Cultural Palmares – Bredos, Baixas, São Caetano e Teixeira –, mas as religiões de matriz africana morrem entre as famílias à medida que missionários evangélicos avançam. Já há nove igrejas no município. Atualmente, há apenas poucos quilombolas que professam a fé de seus ancestrais: Abel José e Joaquim Firmo, ambos de Bredos, e Maura Maria da Silva, de São Caetano, são os últimos umbandistas das comunidades onde vivem. No sítio Teixeira, já não há mais praticantes da religião. A Agência Pública narra como eles têm sido vítimas de pressão por pastores e por familiares que se converteram ao cristianismo.
🍂 Meio ambiente
Pela primeira vez em pelo menos um século, foi registrada a presença do gavião-real, também conhecido como harpia, na Mata Atlântica em Minas Gerais. A última vez que a ave tinha sido vista no estado foi em 2003, no extremo sul mineiro, em área de Cerrado. O Eco conta que o registro foi feito em imagens pelo engenheiro agrônomo e observador de aves Oswaldo Rezende em uma região conhecida como Mata do Limoeiro, no município mineiro de Almenara, próximo à fronteira com a Bahia, e veio a público por meio da plataforma Wikiaves. As fotos feitas por Rezende ainda revelam, segundo o biólogo Everton Miranda, que a ave não deve estar sozinha devido a sinais – seu peito está tingido de marrom – de que ela provavelmente chocou na última chuva.
Fazendas que possuem embargos ambientais em qualquer bioma não terão mais acesso à crédito rural. É o que definiu resolução publicada pelo Banco Central na última quinta-feira. A decisão amplia para todos os ecossistemas uma medida que já era prevista para empreendimentos agrícolas localizados na Amazônia Legal. Segundo a Repórter Brasil, a norma foi celebrada por ambientalistas, principalmente em relação ao Cerrado, onde o desmatamento em 2022 foi o maior registrado nos últimos seis anos e não teve queda com a mudança de governo, ao contrário do que aconteceu na Amazônia. O bioma abriga as nascentes das principais bacias hidrográficas brasileiras, além de ser o lar de animais ameaçados de extinção, como o lobo-guará e o tamanduá bandeira.
📙 Cultura
“Histórias negras ainda têm muita dificuldade de conseguir editais maiores. Imagina ter um orçamento de 300 mil, o tanto de coisas que poderíamos fazer mais da hora. É difícil romper com as travas do racismo.” Renato Cândido é cineasta e, a partir do programa Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) – política pública de fomento à cultura das periferias de São Paulo –, produziu o documentário “Diga O Que Quiser! Eu Vou Ser Feliz à Beça!”. O longa mostra o legado cultural e busca preservar a memória de Daniel Marques, artista que se suicidou, em 2017, aos 26 anos. Ao Desenrola E Não Me Enrola Renato aborda os cuidados com a saúde mental da população negra e periférica, as dificuldades de acesso ao fomento para a produção e a questão das masculinidades negras.
Escritora, ativista, poeta, jornalista e cartunista, Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, é a homenageada da próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece em novembro na cidade fluminense. Feminista e militante comunista na primeira metade do século 20, Pagu foi perseguida politicamente e chegou a ser presa. A Quatro Cinco Um destaca que a programação do evento, que será norteada pela personalidade disruptiva e dissidente da escritora e dá continuidade à escolha da homenageada no ano passado, Maria Firmina dos Santos: “São vidas dedicadas à palavra sem que isso signifique terem recebido em vida o reconhecimento e a legitimação”, afirma Fernanda Bastos, uma das curadoras.
🎧 Podcast
Voz conhecida da maioria dos brasileiros, o cantor Nando Reis compartilha histórias de sua vida. Em uma conversa íntima, o podcast “Lugar do Sonho”, produção da Trovão Mídia, passeia por memórias do artista, do seu universo na fazenda de sua família em Jaú, no interior de São Paulo, à formação d’Os Titãs, uma banda de rock que nasceu com amigos de escola. Nando Reis narra prazeres e crises do grupo, além do início entre marchas de Carnaval, as turnês enormes e o sucesso astronômico no país.
🧑🏽🏫 Educação
O racismo religioso é um dos obstáculos da implementação da Lei 10.639/03, que estabelece o ensino obrigatório de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. “O olhar sobre a África é totalmente diferente, pois trata de tradições, algo que faz parte da identidade das pessoas”, explica o Babalawô Ivanir dos Santos, professor doutor em história da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Porvir acompanhou uma palestra do fórum “A Cor da Cultura”, sobre a legislação citada junto à Lei 11.645/08, que usa os mesmos parâmetros para incluir a história e cultura dos povos indígenas no ensino básico.