As mães solo de Brumadinho e a Copa do Mundo numa prisão
Uma curadoria do melhor do jornalismo digital, produzido pelas associadas à Ajor. Novos ângulos para assuntos do dia
🔸 Enquanto o Partido dos Trabalhadores (PT) tem pressa e espera que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado vote a PEC da Transição ainda amanhã, o Partido Liberal (PL) cogita atrasar a votação do texto como estratégia para garantir sua posição na elaboração. O Congresso em Foco conta que o senador Carlos Portinho, líder da bancada do PL, pensa em convocar audiência com especialistas para comentar o impacto financeiro da Proposta de Emenda à Constituição que pretende retirar o Bolsa Família do teto de gastos.
🔸 O Senado, aliás, vem sendo usado por parlamentares bolsonaristas para atacar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Supremo Tribunal Federal (STF) e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A Agência Pública acompanhou uma sessão na Casa com 40 deputados e senadores, além de influenciadores e lideranças dos atos antidemocráticos que, desde a vitória de Lula, instalaram-se em frente a quartéis-generais questionando o resultado das urnas. Em mais de 11 horas de evento, parlamentares discursaram, blogueiros se disseram perseguidos pelo STF no inquérito das fake news e apoiadores gritavam: “Se precisar a gente acampa, mas o ladrão não sobe a rampa!”.
🔸 Quase quatro anos depois da tragédia de Brumadinho (MG), o luto acompanha os 41 mil habitantes da cidade mineira. Mulheres que perderam os maridos no rompimento da barragem da Vale lutam, em meio à dor, para criar os filhos sozinhas. É o caso da doceira Ana Carolina, que perdeu Marcus naquela sexta-feira, em 25 de janeiro de 2019, quando a filha do casal, Luiza, tinha apenas 5 anos: “Deus me sustentou no momento em que recebi a notícia do rompimento da barragem. Eu falava: ‘Como é que eu vou fazer?’ Ele me deu forças. Ainda assim, pensava: ‘Preciso me cuidar, como vou ter forças para minha filha?’”. O Metrópoles reúne histórias, números e depoimentos em vídeo em reportagem especial que explica ainda como foram feitas as buscas e o reconhecimento dos mais de 270 corpos engolidos pela lama da tragédia.
🔸 Neymar está de volta. Tite, treinador da Seleção Brasileira, confirmou o retorno do atacante hoje, no jogo contra a Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O que não está certo, segundo o Esporte News Mundo, é se o jogador começará como titular na partida. O time reserva entrou em campo na sexta-feira e amargou uma derrota contra Camarões. Foi, aliás, a primeira vez em que o Brasil perdeu para uma equipe africana na Copa, como lembra a Alma Preta.
🔸 A propósito do Mundial: do total de 831 jogadores na Copa do Catar, 601 (72,3%) jogam no continente europeu – destes, 268 são estrangeiros de outras partes do mundo, sobretudo África e América Latina. A CartaCapital expõe os números e explica a origem do crescente “êxodo” de jogadores latino-americanos para times no exterior. A saber: o ponto que marca o início dessa dinâmica ocorreu exatamente em 1995, após um jogador belga insatisfeito por não conseguir transferência para o clube que queria, obter uma decisão judicial favorável e mudar os rumos do futebol para sempre.
🔸 A Copa numa prisão. Em Limeira, no interior de São Paulo, os detentos têm acesso à quadra de futebol duas horas pela manhã e duas horas no período da tarde. Desde 2020, a unidade prisional organiza dois torneios anuais e, em tempos de Copa, os times homenageiam as seleções. Os 280 presos também podem assistir aos jogos em um dos 19 alojamentos com televisões de 14 polegadas, fixadas no alto das paredes. A unidade é diferente de um presídio tradicional: ali, estão réus primários, com pena inferior a 10 anos, sem envolvimento com facções criminosas. O Portal Terra entrou na unidade para narrar os tempos de Copa entre os detentos.
📮 Outras histórias
No Amazonas, julgamentos de crimes de feminicídio disparam. Apenas entre janeiro e novembro deste ano, o número de julgamentos realizados pelo Tribunal de Justiça do estado foi de 122 casos, contra 62 do mesmo período em 2021. Somente em Manaus, estão 72 deles, o número do ano passado foi de 30 casos, o que revela um aumento de 140%. No entanto, o TJ não informa quando os crimes ocorreram nem os nomes das vítimas e dos réus. Segundo a Amazônia Real, há assassinatos que aconteceram antes de 2019, o que revela a demora da Justiça, além da falta de políticas públicas para combater a violência de gênero.
No “pacotaço” enviado pelo governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), à Assembleia Legislativa, está a terceirização de três hospitais estaduais. A ideia é colocar entidades privadas sem fins lucrativos para administrar os hospitais das cidades de Telêmaco Borba, Ivaiporã e Guarapuava por 20 anos, após o governo ter investido dinheiro público nas estruturas físicas. Os sindicatos que representam profissionais de saúde são contra a iniciativa. O Plural destaca ainda que o projeto deve ir ao plenário nesta semana, em meio à fase de mata-mata da Copa do Mundo, e deve enfrentar resistência de poucos parlamentares.
📌 Investigação
O casal Fernanda Sarkis e Marcus Nogueira foi responsável pelo mapeamento da extrema-direita portuguesa nas redes sociais, o que ajudou o Partido Socialista a neutralizá-la e a conquistar uma inesperada maioria nas eleições legislativas do início do ano. Eles vieram ao Brasil em fevereiro deste ano, acreditando que tinham a resposta para enfrentar a milícia digital de Jair Bolsonaro. A revista piauí detalha ponto a ponto como Sarkis, Nogueira e uma enorme equipe da campanha do PT conseguiram mapear o “ecossistema de desinformação” para denunciar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e combater as fakes news nas redes de modo estratégico, focando nas contas com maior potencial de circulação e engajamento.
🍂 Meio ambiente
O censo dos periquitos cearenses voltou. Depois de dois anos de pausa por causa da pandemia, pesquisadores e voluntários voltam a campo para contar o periquito-cara-suja, espécie exclusivamente nordestina, restrita ao Ceará, e que consta como “em perigo” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). A Agência Eco Nordeste conta que, apesar da interrupção da empreitada na pandemia, com muitos esforços, foi possível confirmar o voo de 388 filhotes em 2020 e de 417 em 2021. A missão da equipe agora é confirmar a tendência de aumento da população, mesmo com a captura e as alterações ambientais da região.
Aumento da produtividade com menos desgaste para o solo, menor uso de insumos como fertilizantes e água e ainda uma substancial redução nas emissões dos gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global. Os benefícios da agricultura regenerativa são muitos, mas a prática é ainda pouco usual no Brasil. A Agência Envolverde apresenta o exemplo da Fazenda Alagoas, na zona rural de Patos de Minas, no Cerrado Mineiro. Considerada modelo, ela integra um projeto piloto da gigante Nestlé em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para chegar às primeiras fazendas leiteiras que mitigam as emissões de gases de efeito estufa.
📙 Cultura
Maior evento de cultura geek do país, a Comic Con Experience (CCXP) anualmente reúne milhares de pessoas. A feira conta com grandes nomes do cinema, dos quadrinhos e dos videogames e resulta num ponto de encontro para os amantes de entretenimento. A desigualdade racial e de gênero no evento, porém, é um desafio. O Nós, Mulheres da Periferia ouve as influenciadoras Milena Enevoada e Roberta Gurriti sobre a representatividade de mulheres negras nesse nicho.
Por meio de teatro, performance, arte urbana e poesia, o documentário “Deus Tem Aids” traz perguntas duras e diretas sobre a estigmatização do HIV, principalmente em relação à comunidade LGBTQIA+. O Farofafá mostra que a narrativa é construída a partir de oito personagens soropositivos, que revelam que o preconceito em torno da Aids se mantém há 40 anos, desde quando surgiu a epidemia da doença.
🎧 Podcast
De Frank Sinatra ao Papa João Paulo II, o taxista português José Alves de Moura passou a década de 1980 fazendo vítimas como "serial kisser". O "beijoqueiro" profissional, cujo ofício foi extinto, tem sua história narrada no primeiro ato do episódio “Tudo Acaba”, do podcast “Rádio Novelo Apresenta”, produção da Rádio Novelo. De um jeito bem humorado, o capítulo segue no tema da extinção.
👩🏽💻 Tecnologia
Nos últimos dias, as redes sociais foram tomadas por fotos de usuários criadas pelo aplicativo Lensa, que usa inteligência artificial (IA) para criar outras versões de um retrato, com estilo futurista, de anime, místico ou jedi. O problema é que alimentar uma IA com fotos próprias, de amigos e de crianças envolve a exposição de dados pessoais sensíveis. O Núcleo explica que aplicativos desse tipo coletam informações biométricas, como rostos, para gerar produtos, ter um banco de dados gratuito e treinar seus algoritmos.