A exploração na rede Oxxo e a Brasil Paralelo contra o aborto
Uma curadoria do melhor do jornalismo digital, produzido pelas associadas à Ajor. Novos ângulos para assuntos do dia
🔸 A palavra “aborto” aparece em quase 5 mil anúncios da Brasil Paralelo entre 2020 e 2024. Conhecida por disseminar desinformação e negacionismo, a produtora ataca os direitos reprodutivos das mulheres e o feminismo, e é provável que já tenha gasto R$ 1 milhão com conteúdos antiaborto nas plataformas da Meta (Facebook e Instagram), com picos de investimento em 2023. Enquanto isso, campanhas como a Nem Presa Nem Morta, em defesa do direito ao aborto, não conseguem anunciar no Instagram há alguns anos. A revista AzMina detalha quem financia a Brasil Paralelo – entre eles, Jorge Gerdau Johannpeter. A produtora recebeu do ex-presidente da siderúrgica Gerdau pelo menos R$ 1,5 milhão e cresceu com o bolsonarismo, propagando falácias e omitindo estatísticas sobre o aborto no Brasil.
🔸 “A busca motivada por denúncia anônima aliada a um forte odor de maconha nas proximidades da residência justifica o ingresso dos policiais no domicílio, sem prévia autorização judicial e sem o consentimento válido do morador.” É o que recomenda a Polícia Civil de São Paulo à corporação, numa normativa que levou seis meses para ser elaborada, em parceria com o Ministério Público. Como mostra a Ponte, a recomendação repete preconceitos arraigados em abordagens policiais. “É uma normativa de autoproteção, muito mais do que de regulação e controle do poder de polícia, que seria o que a gente mais precisa nesse momento porque a gente vê muitos abusos policiais, com muita frequência, principalmente nas periferias, contra a população pobre e negra”, afirma Jessica da Mata, advogada e autora de “A Política do Enquadro”.
🔸 Falando em polícia: em Salvador, a participação policial em tiroteios está em uma escala crescente, afirma Dudu Ribeiro, cofundador e diretor executivo da Iniciativa Negra. Segundo relatório do Fogo Cruzado, 38% dos tiroteios mapeados no primeiro semestre deste ano ocorreram em ações policiais – no mesmo período de 2023, foram 36%. A polícia também em forte presença nas chacinas em Salvador e na região metropolitana: das sete mapeadas nos primeiros seis meses de 2024, cinco foram em ações policiais.
🔸 Em carta aberta, o comando da greve dos servidores ambientais classificou como “desrespeitoso” o tratamento que vem recebendo do governo federal. A paralisação começou no início do mês em 24 estados. No Superior Tribunal de Justiça (STJ), o governo pede que a greve seja declarada ilegal e que os servidores retornem ao trabalho. O Eco explica que o pedido foi aceito parcialmente determinando a volta de 100% dos servidores nas áreas de licenciamento ambiental e gestão de Unidades de Conservação.
📮 Outras histórias
A primeira mulher habilitada a conduzir um navio na Antártica tem 35 anos e é natural de São Gonçalo (RJ). Sabrina Caldeira Fernandes da Silva é capitão-tenente (intendente de Marinha) e passou por um treinamento rigoroso, com práticas de navegação específicas para o ambiente antártico. O Enfoco conta que, agora, ela está de malas prontas para viajar: em outubro, embarca para um período de seis meses na Antártica. “Confesso que estou mais tranquila para essa segunda viagem. A primeira estava bem apreensiva. A viagem é bem desafiadora. E a distância da família também é bem difícil! Mas vale a pena”, afirma.
📌 Investigação
Com um quadro de empregados reduzido, funcionários da Oxxo acumulam muitas funções para além da de atendentes, para a qual foram contratados, e estão expostos a furtos, assaltos e agressões, sobretudo no período da noite e da madrugada. O Joio e O Trigo ouviu 14 funcionários da rede de mercados – nove deles trabalham na capital; dois na Grande São Paulo (Guarulhos e Santo André); outro, em Praia Grande, no litoral paulista; e dois no interior do estado (Campinas e Piracicaba). Uma das principais queixas é a ausência de um funcionário de segurança. “Na primeira noite de trabalho, a loja foi assaltada. Já teve um que foi com faca, outro com martelo, com arma de fogo”, relata Erich (nome fictício). Até 1º de julho, a empresa já havia sido citada em pelo menos 965 processos, a maioria deles como ré em ações trabalhistas no Tribunal de São Paulo.
🍂 Meio ambiente
Além do impacto sobre a vida humana, as enchentes no Rio Grande do Sul trouxeram consequências para a biodiversidade da região, com a alteração e a destruição dos habitats naturais de diversas espécies. É o que explica a bióloga, pesquisadora e professora Maria João Veloso da Costa Ramos Pereira em entrevista ao Fauna News. “Os mamíferos terrestres, grupo com o qual eu trabalho, embora consigam nadar, não o conseguem fazer durante períodos muito longos, e larvas de insetos, que rastejam lentamente, são particularmente vulneráveis. Anfíbios e répteis são considerados melhores nadadores, mas ainda assim, considerando a força das correntes que observamos na serra Gaúcha e no Vale do Taquari, é bem provável que a maioria dos animais arrastada pelas correntes não tenha sobrevivido”, detalha.
📙 Cultura
“Humor faz parte da minha vida desde que nasci. Acho que as pessoas têm duas opções na vida: ou é solar ou é soturna. Todas as vezes que a vida se mostrou muito caótica para mim, acho que escolhi o humor até por sobrevivência. Então, desde qualquer situação, o humor sempre fez parte da minha existência. A vida sem amor, sem humor, não tem sabor, não tem como”, afirma a atriz, humorista e repórter Nany People, uma das maiores referências entre artistas trans no Brasil. À revista O Grito! ela fala sobre completar 50 anos de carreira no próximo ano: “Em 2025, vai ser a grande festa. Faço no ano que vem 60 anos de idade, 50 de palco e 40 de São Paulo e 30 de TV. Me sinto uma vitoriosa porque me dediquei a uma profissão, um ofício que me abraçou, me acolheu e me possibilitou”.
🎧 Podcast
“A Amazônia é um epicentro das lutas ecológicas no mundo.” Professor da Universidade Federal da Bahia e pesquisador de ecologia política, Felipe Milanez defende que a força dos movimentos sociais da Amazônia pode transformar as próprias estruturas da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, que acontecerá em Belém (PA). No “LatitudeCast”, produção da Amazônia Latitude, Milanez descreve o histórico de resistência dos povos da região e como eles enfrentam “o capitalismo e o colonialismo verde”. “Eu acredito que essas forças vão utilizar o evento da COP para promover novas articulações, encontros, confluências e lutas inspiradas no Nêgo Bispo; e sair daí outras propostas, outras práticas políticas”, afirma.
🏃🏾♂️ Esporte
Sediar grandes eventos como as Olimpíadas exige grandes projetos de infraestrutura para construir os estádios e outros espaços de competição. Um relatório do Comitê Olímpico Internacional, publicado em 2022, mostrou que 85% das estruturas utilizadas para os Jogos Olímpicos da era moderna – desde Atenas, em 1896 – ainda estão em uso. O Conversation Brasil reúne informações sobre o estado de diversas instalações construídas para o evento, como estruturas do Parque Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro, que sofreu com o desgaste dos últimos 8 anos. A pista de ciclismo da modalidade BMX foi utilizada até 2018, mas os problemas de gestão a deixaram sem manutenção, inviabilizando seu uso no momento.