O destino do prédio do Dops no Rio e a poesia de autores negros
Uma curadoria do melhor do jornalismo digital, produzido pelas associadas à Ajor. Novos ângulos para assuntos do dia
🔸 Centro de uma disputa que se arrasta há décadas, a sede do Dops, o Departamento de Ordem Política e Social da Guanabara, que torturou e matou pessoas durante a ditadura, tem risco de desabamento. Movimentos sociais que lutam para transformar o prédio em museu voltado para a valorização da democracia e dos direitos humanos conseguiram visitar o local depois de cinco anos da última vez. O Intercept Brasil acompanhou a visita, retoma a história e revela detalhes do prédio na Lapa que a Polícia Civil almeja transformar em seu próprio espaço cultural.
🔸 Javier Milei seguiu a cartilha de Steve Banon, estrategista de Donald Trump e aliado de Eduardo Bolsonaro, escreve Natalia Viana, na newsletter “Xeque na Democracia”, da Agência Pública. Muitos elementos, como o negacionismo científico e o uso da internet, confirmam. “Sabendo usar os fatores que impulsionam mensagens nas redes sociais – o ódio, o escândalo, a repulsa – Milei cresceu ao se tornar figura carimbada em programas de TV argentinos propondo não apenas teses econômicas radicais, mas xingando todo mundo”, afirma a jornalista. Para a ascensão, durante a campanha, ele se aliou a influenciadores negacionistas. “Mas talvez não haja ponto mais revelador do alinhamento com o movimento de Bannon do que os sussurros de ‘fraude eleitoral’ que foram espalhados pelo anarcocapitalista e seus apoiadores do primeiro turno das eleições argentinas.”
🔸 Em áudio: o diário de Rosa Weber em 8 de janeiro. No dia dos atos golpistas em Brasília, a ministra viu de casa o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) e quis ir até lá, mas foi convencida por seus seguranças a não sair de casa. Ligou então para o ministro da Justiça, Flávio Dino, tentou contato com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Num episódio extra, o “Paredes São de Vidro”, podcast do Jota, conta trechos do diário da magistrada desde os ataques aos Três Poderes até 1º de fevereiro e narra as ações de segurança do STF a partir da perspectiva da ex-presidente da Corte.
🔸 Em menos de 60 dias, o rio Guaíba transbordou pela segunda vez na área central de Porto Alegre. Na segunda-feira, ultrapassou os três metros, doze centímetros a mais do que registrado em setembro. A “Matinal News”, newsletter da Matinal, detalha os transtornos e prejuízos causados pela subida do rio e conta que municípios do Vale do Taquari estão submersos mais uma vez – em setembro, mais de 50 pessoas morreram na cheia do rio Taquari. Os moradores mal tiveram tempo de se recuperar e já tiveram, outra vez, suas casas invadidas pela água.
🔸 A demissão do CEO da OpenAI, Sam Altman, criou uma novela em torno da liderança da startup de inteligência artificial que mais rápido avançou no Vale do Silício. Altman viajava pelo mundo (passou pelo Rio de Janeiro, aliás) levando a palavra da IA e criando pontes com autoridades em busca de uma regulação para o setor. Na sexta-feira, sua demissão pelo conselho da OpenAI, criadora do ChatGPT, chocou a indústria. Os conselheiros disseram que Altman “não estava sendo consistentemente sincero em sua comunicação com o conselho, dificultando sua capacidade de exercer suas responsabilidades”. O Núcleo descreve a trama que, por ora, termina com Altman contratado pela Microsoft.
📮 Outras histórias
“Quando eu falo que sou nascida na Gamboa, é nascida de verdade. Sou de uma família de 11 filhos, onde 10 vieram ao mundo por mão de parteira, dentro de casa. Eu sou Gamboa de raiz, nascimento, sangue, amor.” Ana Cristina Caminha se refere a Gamboa de Baixo, bairro litorâneo de Salvador (BA), onde construiu uma trajetória de militância em defesa da comunidade, contra a gentrificação, a especulação imobiliária e a violência policial. A Revista Afirmativa perfila a ativista cuja história também ajuda a contar os desafios do bairro ao longo do tempo.
📌 Investigação
O partido Novo no Paraná teve empresários do agronegócio, bilionários e operadores da Bolsa de Valores como principais financiadores das últimas campanhas eleitorais. Entre eles estão nomes como do presidente do conselho da holding Evora S.A, William Ling, do CEO da Gerdau, André Bier Gerdau Johannpeter, e do dono da Interfloat Corretora, Roberto Lombardi de Barros. Levantamento da Plural revela que detentores de grande capital financeiro doaram R$ 250 mil nos últimos três anos a candidatos paranaenses, como Henrique Antunes Mecabo e Anne Caroline Dias.
🍂 Meio ambiente
O crescimento de fontes de energia renováveis, em especial solar e eólica, no Brasil também intensifica as violações de direitos humanos nos contratos firmados entre empresas do setor e integrantes de povos e comunidades tradicionais do Nordeste. A Eco Nordeste destaca que estudo do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) analisou 50 contratos e identificou que a maior parte das cláusulas beneficia apenas as empresas, com pagamentos irrisórios pelo arrendamento da terra. Os pesquisadores apontam a necessidade do uso da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que prevê a consulta prévia às comunidades impactadas por empreendimentos.
📙 Cultura
Criado em 1897, sete anos após a abolição da escravatura, o Clube 28 de Setembro é o clube negro mais antigo ainda em funcionamento no estado de São Paulo. Segundo a pesquisadora Maria Angela Salvadori, apesar da importância histórica, a organização ainda é desconhecida até mesmo em Jundiaí, onde está localizada. O Nonada conta que a construção da memória do município apagou a presença de pessoas negras – “em especial numa cidade cuja identidade foi fortemente marcada pela reiteração das tradições italianas, laudatoriamente frequentes no calendário cívico e turístico do município”, explica Salvadori
“diáspora não é lar/ não sou neta das bruxas que não foram queimadas/ minha avó branca adotou minha mãe preta/ minha avó branca espancava minha mãe preta.” Esse é um trecho do poema “Diáspora Não É Lar”, da poeta e historiadora Nina Rizzi. No especial “Versos Negros”, a revista piauí reúne de 19 poemas de autores africanos e afro-brasileiros que já foram publicados pelo veículo desde 2020. Entre os nomes que compõem a coletânea estão também a ensaísta, poeta e dramaturga Leda Maria Martins e o poeta e músico Ricardo Aleixo.
🎧 Podcast
Em 1954, um grupo de artistas decidiu protestar contra a carga tributária aplicada às tintas a óleo e convocou pintores a mandar suas obras para o Salão de Arte Moderna – em preto e branco. O “Rádio Novelo Apresenta”, produção da Rádio Novelo, narra como os produtos artísticos, como papéis, tintas, pincéis e goivas, importados ao Brasil foram classificados como itens de luxo no começo dos anos 1950 e desencadeou uma crise na arte brasileira e como a indústria artística é afetada até hoje por crises econômicas.
🧑🏽⚕️ Saúde
Práticas de esportes, alimentação equilibrada e psicoterapia fazem parte da rotina de autocuidado de moradores das periferias de Salvador (BA) que buscam conviver com diabetes, que afetam 16,8 milhões de pessoas adultas (de 20 a 79 anos) no Brasil, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. O Entre Becos explica como informações equivocadas sobre a doença podem provocar rejeição ao tratamento. “Aceitar o diabetes é uma das coisas imprescindíveis. Quando nos damos conta de que temos que fazer o que ninguém vai fazer por nós, passamos a ter maior cuidado”, afirma a pedagoga Liliana de Fátima Aragão, moradora do Alto do Cabrito, um dos 22 bairros do Subúrbio Ferroviário, na capital baiana.