Eu sou Audrey Furlaneto, editora responsável por esta newsletter.
A Brasis surgiu em 2022 com a proposta de oferecer novas perspectivas sobre o noticiário – e hoje, com mais de 600 edições publicadas, é uma referência no jornalismo digital brasileiro. De segunda a sexta, pela manhã, reunimos reportagens, investigações e histórias produzidas por veículos associados à Associação de Jornalismo Digital (Ajor).
A curadoria feita por mim e Tainah Ramos valoriza a produção dessas organizações, com foco em conteúdos que ampliam o repertório do noticiário e colocam em evidência pautas e realidades muitas vezes invisibilizadas. Espalhadas por todas as regiões do país, as iniciativas de jornalismo que alimentam nossa newsletter cobrem com profundidade os temas que afetam o cotidiano de milhares de pessoas: política, cultura, meio ambiente, direitos humanos, economia, raça e gênero, tecnologia, esportes – em formatos que vão do texto ao podcast, da reportagem investigativa ao jornalismo de soluções.
Mais do que uma seleção de notícias, a Brasis é uma janela para o que há de mais relevante e plural no jornalismo digital. Um espaço de visibilidade para iniciativas locais e inovadoras, que reforçam o papel da informação de qualidade na vida pública e abrem a oportunidade de conhecer outras histórias.
Funciona assim:
Você recebe a Brasis no seu e-mail toda manhã, de segunda a sexta. A newsletter é organizada em editorias fixas e rotativas, de forma a ressaltar a diversidade da produção das associadas da Ajor.
Ao acompanhar a Brasis, você também fortalece o ecossistema do jornalismo digital brasileiro.