O aumento de pais ausentes e o movimento antitrabalho
Uma curadoria do melhor do jornalismo digital, produzido pelas associadas à Ajor. Novos ângulos para assuntos do dia
🔸 “Ganha o MJ (Ministério da Justiça), ganha o STF e ganha o povo brasileiro com essa dupla que está do meu lado, cada um em uma função.” Assim o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski para assumir o Ministério da Justiça, com a ida de Flávio Dino para a Corte. A CartaCapital relembra a trajetória de Lewandowski e suas decisões mais importantes nos 17 anos que passou no STF, como a política de cotas raciais nas universidades e o direito à prisão domiciliar para mulheres presas gestantes.
🔸 O número de pais ausentes na certidão de nascimento é o maior desde 2018. Em 2023, 172.624 crianças foram registradas sem a anotação de paternidade, maior cifra dos últimos seis anos, quando o valor foi de 157.684, o que representa um aumento de 9%. Ao mesmo tempo, a quantidade total de nascimentos registrados no ano passado é a menor da série histórica, com 314 mil registros a menos (-11%) no período, como analisa a Agência Tatu. Os dados foram coletados do Portal da Transparência de Registro Civil, disponibilizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). No período, a região Norte teve um aumento de 45% nos registros de nascimento apenas com o nome da mãe.
🔸 Medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação ficou dentro do teto do Banco Central após dois anos acima do limite proposto. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de 2023 foi de 4,62%. A meta era de 3,25%, mas acolhe 1,5 ponto porcentual para cima ou para baixo, a meta seria cumprida se ficasse entre 1,75% e 4,75%. O Metrópoles lista a variação dos grupos pesquisados, como alimentação e transporte, e traz as projeções para este ano.
🔸 Em nova fase da investigação do caso Marielle Franco, vereadora carioca executada em 14 de março de 2018 junto ao seu motorista Anderson Gomes, o Ministério Público do Rio de Janeiro voltou a analisar documentos e arquivos anexados ao inquérito policial que investiga os possíveis mandantes do crime. O The Intercept Brasil teve acesso ao material, que tem relação direta com a milícia de Rio das Pedras, na zona oeste da capital fluminense. Desde fevereiro de 2023, a Polícia Federal assumiu as investigações do caso. Nesta semana, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, afirmou que acredita que o crime estará completamente solucionado até abril deste ano.
📮 Outras histórias
Homens negros são a maioria das pessoas em situação de rua em Salvador (BA). É o que revelam dados divulgados pela prefeitura do Censo feito em parceria com o Projeto Axé, com cooperação técnica da Universidade Federal da Bahia, Movimento População de Rua e a Rede Cata Bahia. O Notícia Preta detalha que foram avaliados 5.130 pessoas, das quais 3.949 são homens, 3.265 são pessoas pretas e 1.513, pardas. Ao todo, também foram contabilizadas 975 mulheres e 103 pessoas trans ou travestis.
📌 Investigação
A agência de publicidade Mynd8 ganhou destaque após perfis que pertencem ao grupo espalharem um boato que levou uma jovem ao suicídio. O caso levantou um debate sobre a regulamentação do marketing de influência no Brasil. A empresa agencia contas de fofoca com milhões de seguidores, como Alfinetei, Fofoquei e Fuxiquei, além de artistas, como Luísa Sonza, Léo Santana e Pabllo Vittar, e diversos influenciadores. O Núcleo mostra, em conteúdo interativo, como a Mynd8 está estruturada, quem são seus principais financiadores e quais os perfis agenciados.
🍂 Meio ambiente
A desestabilização do solo causada pela exploração de sal-gema pela Braskem em Maceió (AL) pode causar perda de habitats e desequilíbrio ecossistêmico, mudança local do clima e devastação da paisagem, de acordo com a pesquisadora Nidia Fabré, do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração Costa dos Corais Alagoas (CCAL) em entrevista à Eco Nordeste. Embora esses impactos ainda sejam possíveis de prevenir, Fabré lembra que desde 2018 diversas famílias já são afetadas, quando cinco bairros afundaram. “O grande impacto foi sofrido por todas as pessoas que foram desalojadas e mal ressarcidas.”
A propósito: projetos de grandes corporações, como as minas da Braskem, têm causado tragédias ambientais a diversas comunidades. A Emerge Mag reúne alguns territórios em disputa, afetando a população local, desde Maceió até a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará.
📙 Cultura
“A história é documento”. O fotógrafo Luca Barreto doou à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Recife, Pernambuco, parte do acervo que construiu durante sua carreira, dedicada a registrar saberes e costumes populares. Segundo a Marco Zero, são mais de 10 mil negativos, positivos e filmes de cinema que registram diversos grupos e manifestações culturais e religiosas. Entre elas, a comunidade quilombola Conceição das Creoulas, no sertão pernambucano, e os Maracatus Cambinda Brasileira, Estrela Brilhante de Igarassu e Leão Coroado, na Mata Norte e Grande Recife. “São imagens importantes de um fotógrafo da geração que fez a transição da máquina fotográfica analógica para a digital”, conta Nadja Tenório, coordenadora do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco de Andrade, ligado à Fundação.
🎧 Podcast
Comunidades quilombolas de Vitória da Conquista (BA) não conseguem acessar o direito à saúde pela precarização dos postos de saúde, quando existem. No Quilombo Cachoeira das Araras, a unidade deixou de existir por falta de manutenção, deteriorando-se aos poucos. No quilombo de São Joaquim do Sertão, a equipe do posto de saúde se negou a atender um homem. O “Fatos & Vozes”, produção do Conquista Repórter, mergulha nas denúncias de descaso do Poder Público com a saúde quilombola
💆🏽♀️ Para ler no fim de semana
Inspirados por iniciativas similares que surgiram com força nos Estados Unidos durante a pandemia, movimentos antitrabalho crescem cada vez mais no Brasil. Pelo menos 91 mil brasileiros se reúnem no fórum “Antitrampo” dentro do Reddit. Já no TikTok, é possível encontrar milhares de vídeos com referência ao VAT (Vida Além do Trabalho), que reivindica a abolição da escala 6x1 – seis dias de trabalho para um de folga. O Nexo explica o que está por trás da ideia que prega um maior controle dos trabalhadores sobre suas decisões de vida e carreira.