Os ataques ao povo Pataxó e os maus-tratos de animais na Danone
Uma curadoria do melhor do jornalismo digital, produzido pelas associadas à Ajor. Novos ângulos para assuntos do dia
🔸 Depois da investigação da Polícia Federal que revelou espionagem ilegal pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia fazer demissões no órgão. Não serão as primeiras mudanças feitas por Lula, que, desde o início do terceiro mandato, trabalha pela “desbolsonarização” da Abin. O Nexo mostra quais foram as mudanças até agora e as avalia com Júlio César Cossio Rodriguez, especialista no Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). “Nós vivemos muito tempo sob ditaduras, períodos em que serviços de inteligência foram formados com a essência de perseguição de adversários. Essa herança precisa ser combatida”, afirma Rodriguez.
🔸 Proibidas no Brasil, as “terapias” de conversão sexual são praticadas por diversas organizações articuladas em uma grande rede que distribui seus conteúdos na internet. É o que revela relatório do projeto Global Contra o Ódio e o Extremismo (GPAHE, no inglês), obtido pela Agência Pública. Falta moderação das plataformas, segundo Wendy Via, que liderou o estudo. Em geral ligadas a igrejas, as organizações promovem cursos e aulas nas quais a homossexualidade é apresentada como um pecado a ser “curado”. Entre elas, o Ministério Libertos por Deus promove a transfobia e a “destransição”. Há ainda o Ministério Luz na Noite, da Igreja Presbiteriana, e a Exodus Brasil, que, embora encerrada, ainda tem ex-diretores atuantes.
🔸 O povo Pataxó Hã Hã Hãe vem sofrendo reiterados ataques no sul da Bahia. Grupos indígenas organizaram uma mobilização online, na semana passada, depois do assassinato a tiros de Maria de Fátima Muniz, a pajé Nega Pataxó, em Potiraguá (BA). Organizações como a Articulação dos Povos Indígenas no Brasil (Apib) pedem a demarcação do território, tida como o “único caminho para amenizar a escalada de violência” no sul do estado. A revista Afirmativa destrincha o caso da execução da pajé, resgata a origem do povo Pataxó na Bahia e conta quem é o grupo ruralista Movimento Invasão Zero, principal suspeito do ataque que tirou a vida da liderança. “É doloroso e revoltante o que vem acontecendo há muito tempo com os povos indígenas da Bahia e do Brasil. Infelizmente o Estado segue matando e omisso. Nós já não aguentamos ver o sangue dos nossos sendo derramado em nosso território”, afirma uma jovem ativista indígena que não quis se identificar por temer ameaças.
🔸 No primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo, a violência policial aumentou, revertendo a tendência de queda observada entre 2020 e 2022. A Ponte informa que, em 2023, as Polícias Militar e Civil mataram 504 pessoas, um aumento de 19,7% em relação ao ano anterior. Quando os dados se referem apenas a mortes cometidas por policiais em serviço, o salto é ainda maior, de 39,6%. A maior parte das mortes (91%) foi cometida pela PM. A reportagem lembra episódios como a Operação Escudo, na Baixada Santista, que deixou ao menos 28 mortos e é apontada por especialistas como uma “operação de vingança”, já que foi deflagrada após a morte de um policial.
📮 Outras histórias
Aos 87 anos, Sebastião Pereira de Lima, o Mestre Martelo, sabe centenas de versos e loas da cultura popular da Zona da Mata pernambucana. Já foi caboclo de maracatu rural, mas sua função mais longeva é como Mateu, um personagem do cavalo-marinha, das brincadeiras mais complexas da região, como narra a Marco Zero. A encenação musical tem 76 personagens, entre homens, bichos e figuras fantásticas. Mestre Martelo lembra que, antigamente, as apresentações duravam mais de oito horas. Na primeira vez em que encenou, não tinha carvão para pintar o rosto, como pede a caracterização do personagem. “Cuspiu na terra e melou o rosto. Tinha 19 anos. A partir daí, foi Mateus em vários grupos”, conta a reportagem.
📌 Investigação
Ao contrário do que diz a propaganda da Danone, animais sofrem maus-tratos em fazenda produtora. Bezerros machos desnutridos, eutanásia negada a animais em sofrimento, amputação dos chifres sem alívio para dor e manutenção de vacas em gaiolas até os primeiros três meses de vida. Este foi o cenário encontrado pela investigação da Sinergia Animal, organização internacional de defesa dos direitos dos animais, que o Intercept Brasil revela com exclusividade, incluindo vídeos e áudios. Com sede na França, a Danone é hoje a terceira fabricante de iogurtes e derivados de leite do Brasil. A propriedade em questão fica no sul de Minas Gerais, região que concentra todos os produtores parceiros da empresa no país e onde estão localizadas duas de suas fábricas. No momento da apuração, o local abrigava quase 1.900 vacas, das quais 760 em lactação.
🍂 Meio ambiente
O Piauí foi o único estado do Matopiba, a maior fronteira agrícola nacional, a reduzir o desmatamento no ano passado, segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) relativos ao Cerrado. Em 2023, o índice foi 5,15% inferior aos anos anteriores. A região inclui 337 municípios de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e é apontada como um celeiro mundial de commodities. A Eco Nordeste detalha que, apesar da queda no desmatamento no estado, o Piauí não apagou do mapa outros impactos socioambientais do agronegócio, como o trabalho análogo à escravidão – foram mais de 160 trabalhadores rurais resgatados pelo Ministério Público do Trabalho no estado em 2023 – e a devastação das nascentes dos rios.
📙 Cultura
À margem da indústria, a moda autoral se vale da originalidade para incluir pessoas excluídas pelos padrões da alta costura ou das semanas de moda internacionais. A Emerge Mag destaca o papel da moda autoral brasileira como ferramenta política para expressar pautas sociais e desenvolver uma cadeia de produção respeitosa. Esse, aliás, é um dos pilares da Casa de Criadores, evento que acontece duas vezes ao ano em São Paulo. O objetivo é dar destaque a novos designers e profissionais da área, fomentando criativos independentes com desfiles, shows e performances. A última edição, em dezembro de 2023, teve 46 apresentações autorais, incluindo 29 desfiles, com 10 marcas estreantes.
Em vídeo: apesar de São Paulo ter sido fundada com uma missa no Pátio do Colégio, na região central, a primeira igreja paulistana fica na zona leste. Foi erguida em 1560 e segue preservada ainda hoje, ao lado da estação de trem São Miguel Paulista. No aniversário de 470 anos da capital, celebrado na semana passada, o “Pega a Visão”, produção da Agência Mural, reúne três fatos pouco conhecidos sobre a cidade.
🎧 Podcast
O último ano foi marcante para dois nomes da literatura brasileira contemporânea: Socorro Acioli e Stênio Gardel. A primeira foi a autora mais vendida da última Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), com o novo romance “Oração para Desaparecer”. Já Gardel teve a edição em inglês de seu livro de estreia – “A Palavra que Resta” – premiada pelo National Book Awards, o prêmio mais importante do mercado editorial norte-americano. No “451 MHz”, produção da Quatro Cinco Um, os escritores conversam sobre suas trajetórias na literatura que também deram origem a uma grande amizade.
🧑🏽⚕️ Saúde
A estratégia de vacinação nacional contra a dengue foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira. Na primeira fase, a campanha de imunização irá focar em crianças e adolescentes que vivem em regiões onde a doença é endêmica. Desde que a vacina foi aprovada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), questionamentos sobre sua eficácia e segurança passaram a circular nas redes sociais, especialmente em grupos antivacina. Eles afirmam que a letalidade da dengue não seria alta o suficiente para justificar uma campanha vacinal. O Aos Fatos reúne as principais informações sobre a vacinação, ressalta o aumento de mortes pela doença nos últimos dois anos e lembra que a baixa taxa de letalidade não reflete particularidades como idade e reinfecções, que costumam agravar os quadros.