A alta dos planos de saúde e o Cerrado na liderança do desmatamento
Uma curadoria do melhor do jornalismo digital, produzido pelas associadas à Ajor. Novos ângulos para assuntos do dia
🔸 O projeto de lei que restringe o direito ao aborto entrou na pauta da Câmara dos Deputados ontem, com um pedido de urgência. O texto pretende incluir no Código Penal o conceito de “viabilidade fetal”. Trocando em miúdos, a proposta é estabelecer um prazo limite para que uma mulher possa realizar o procedimento do aborto legal, estabelecido em cinco meses, ou 22 semanas. O Congresso em Foco explica que o projeto é de autoria da Frente Parlamentar Evangélica e foi idealizada por Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Já o pedido de urgência partiu do líder da bancada, Eli Borges (PL-TO). Em tempo: o Código Penal prevê o aborto legal quando a concepção é resultado de estupro, sem um prazo limite para a realização, em casos de anencefalia fetal ou gravidez de risco à gestante.
🔸 A propósito: depois que o ministro Alexandre de Moraes suspendeu a norma do Conselho Federal de Medicina (CFM) que dificulta o aborto permitido por lei, o assunto ganhou as redes – e virou mote para desinformação, como mostra a Agência Lupa, a partir de um estudo do Programa de Diversidade e Inclusão da FGV Direito Rio e pelo CTS-FGV. O CFM pretendia proibir o uso da técnica clínica assistolia fetal para interromper gestações acima de 22 semanas em caso de estupro. Posts no Facebook distorcem e tiram de contexto a técnica, sem explicar, do ponto de vista clínico, os procedimentos usados para interromper a gravidez.
🔸 Em áudio: os planos de saúde podem ficar 6,91% mais caros em 2024. O reajuste definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) se aplica aos planos individuais e familiares, ou seja, contratados diretamente por pessoas físicas junto às operadoras. A medida impacta cerca de 8 milhões de beneficiários. O “Durma com Essa”, podcast do Nexo, explica que o teto do aumento ficou acima da inflação, e os reajustes dos planos individuais têm superado a alta de custo de vida no Brasil. A ANS rejeita a comparação com a inflação: alega que o reajuste não leva em conta apenas os preços dos insumos, como equipamentos hospitalares, mas também a frequência de uso dos planos.
🔸 Falando em saúde: todas as vacinas do calendário vacinal infantil tiveram cobertura abaixo de 74% no país, em 2021. É o que revela um estudo da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) publicada na “Revista Paulista de Pediatria”. A Agência Bori detalha o trabalho dos pesquisadores, que analisaram dados do Sistema Único de Saúde (SUS) de 2015 a 2021. No período, houve tendência de queda na cobertura vacinal para todas as vacinas em todas as regiões brasileiras, com exceção da febre amarela nas regiões Sul e Sudeste. A informação não foi surpresa para a equipe do estudo, diante dos discursos negacionistas e antivacina impulsionados na pandemia. “O que surpreendeu foi ver que essa tendência decrescente se aplicou a todas as vacinas analisadas”, diz Ronaldo Antonio da Silva, coautor do estudo e doutorando de enfermagem da UFMT.
📮 Outras histórias
O céu de Jundiapeba, periferia de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, fica tomado por pipas. No chão, um um campo aberto de quase 100 mil metros quadrados, ficam os “pipeiros” e centenas de pessoas – todas de olho no céu. Não é um encontro marcado, já que não existe organizador, mas aos sábados e domingos (e às vezes às sextas) por volta das 10h vão chegando as pipas, narra a Agência Mural. Aos 48 anos, o serralheiro Wagner da Silva foi um dos primeiros a começar a frequentar o local em 2018. Ele costuma fazer as pipas e as rabiolas depois do expediente. Construiu até a própria carretilha, para enrolar e desenrolar a linha sem machucar as mãos.
📌 Investigação
Um dos executivos mais importantes da produtora de direita Brasil Paralelo, Konrad Scorciapino foi um dos criadores do 55chan, fórum de discussões online que ficou conhecido por ser um dos primeiros e um dos maiores do país. A Agência Pública apurou que as postagens na página incluíam com frequência pornografia infantil ou sexualização de crianças, além de antissemitismo e exaltação aos atiradores do ataque em uma escola em Suzano (SP), em 2019. Scorciapino encabeça também a Liberty Tech, uma comunidade criada pela Brasil Paralelo para reunir profissionais da tecnologia com visão ideológica semelhante que, segundo a descrição, “podem não se adequar no mercado de trabalho, quando a politização e a presença de ideologias transformam o ambiente profissional em um fardo psicológico”.
🍂 Meio ambiente
Pela primeira vez, a perda de vegetação no Cerrado ultrapassou a da Amazônia. Enquanto o desmatamento na floresta teve queda de 62% em 2023, o Cerrado registrou aumento de 68% na destruição da vegetação nativa, como mostra o Relatório Anual de Desmatamento (Rad), elaborado a partir dos dados da rede MapBiomas. Segundo a Eco Nordeste, a região do Matopiba – fronteira agrícola que abrange partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – liderou o desmate, ao concentrar 74% de toda a destruição do bioma. O Rad indicou que a agropecuária, com objetivo de abrir mais áreas para pastagens e lavouras, foi responsável por 98% da supressão de vegetação nativa do Cerrado no ano passado.
📙 Cultura
Em áudio: o rap – e a cultura hip hop em geral – é um dos movimentos mais importantes para a construção da identidade das periferias no país, com letras que retratam o cotidiano dos territórios. O Manda Notícias conversa com os rappers Mema Fita e Duzzão, ambos moradores da zona sul de São Paulo, para abordar o compromisso do rap com a resistência e conscientização social, mesmo em um momento em que o gênero está cada vez mais diluído para se encaixar ao mercado.
🎧 Podcast
Enganada por uma oferta de trabalho de bons salários e educação para as crianças, uma família foi trazida de Santa Cruz de La Sierra, a cidade mais populosa da Bolívia, para trabalhar em uma oficina de costura em São Paulo. Não demorou para descobrirem que a realidade era bem diferente. O “No Labirinto”, produção da Repórter Brasil, narra como eles foram auxiliados por uma dentista do SUS e chegaram ao Centro de Apoio Pastoral do Imigrante (Cami), organização especializada no acolhimento de estrangeiros em situação de vulnerabilidade. Nos últimos 12 anos, mais de mil imigrantes foram resgatados de trabalho em condições análogas à escravidão. De cada dez deles, quatro eram bolivianos. A maioria atuava no setor têxtil.
🧑🏽⚕️ Saúde
“Ser mãe de autista sendo autista é desafiador, mas ao mesmo tempo eu consigo compreender o meu filho”, afirma Graziele Carvalho, cujo filho mais novo tem autismo e síndrome de Tourette. O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição neurodivergente caracterizada por déficits na comunicação e na interação social e padrões de comportamentos repetitivos. O Nós, Mulheres da Periferia ouviu os relatos de três mulheres autistas que são mães de crianças também diagnosticadas com autismo. “Se a maternidade é um ambiente de culpa, a maternidade autista é ainda pior, porque teoricamente eu deveria ser mais compreensiva com as dificuldades e com as particularidades dos meus filhos, mas eu também tenho as minhas pra lidar”, conta Jaqueline Calandrino, mãe de duas crianças com TEA.