Os agrotóxicos com desconto em impostos e a Coca-Cola nas escolas
Uma curadoria do melhor do jornalismo digital, produzido pelas associadas à Ajor. Novos ângulos para assuntos do dia
🔸 Os agrotóxicos terão 60% de desconto em impostos com a reforma tributária. Para isso, os produtos entraram na categoria de “insumos agropecuários”, ao lado de produtos de fato fundamentais para a produção no campo, como sementes, mudas de planta e até vacinas. Se o objetivo da reforma é equilibrar as contas públicas, como explicar o fato de o governo deixar de arrecadar R$ 15 bilhões graças à renúncia fiscal sobre os agrotóxicos? Seria resultado da pressão da bancada ruralista? O relatório do projeto “Lobby na Comida”, produzido pela Fiquem Sabendo em parceria com O Joio e O Trigo, pode indicar uma resposta. O documento mostra, por exemplo, que dez indústrias de agrotóxicos visitaram ministros diversas vezes entre 2018 e 2024. Só o Ministério da Fazenda recebeu grupos ligados à indústria química e ao agronegócio 40 vezes enquanto elaborava a reforma tributária.
🔸 Cerca de 90% das antenas Starlink apreendidas em garimpos ilegais na Amazônia estão registradas em nome de laranjas. É o que o procurador da República em Manaus (AM) André Luiz Porreca Ferreira Cunha afirma à Agência Pública. A Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, reconhece que exige dos compradores apenas dados pessoais, endereço e contato telefônico, mas alega que não há uma lei que a obrigue a solicitar mais informações. “Quando se apreende a antena e vai se ver o comprador, são pessoas que não residem na Amazônia. Residem no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste. O que causa uma estranheza gigante”, afirma o procurador. Segundo o próprio Ibama, as antenas são usadas para a prática de infrações ambientais. Sem acesso aos dados cadastrais, porém, o órgão não consegue identificar a autoria dos crimes.
🔸 O Brasil fechou o dia de ontem sem medalhas, mas com um recorde olímpico: Gabriel Medina faturou nota 9,9 – a maior da história do surfe nos jogos – na disputa contra o japonês Kanoa Igarashi. O Esporte News Mundo lembra que os dois duelaram nos Jogos de Tóquio, em 2021, quando o surfista do Japão saiu vitorioso. As oitavas de final do surfe masculino nas Olimpíadas francesas são disputadas em Teahupo’o, no Taiti, a mais distante sede olímpica desta edição.
🔸 Três atletas brasileiras já são ícones da potência das mulheres negras nestas Olimpíadas. Rayssa Leal conquistou o bronze no skate, no último domingo. Rafaela Silva brigou ontem pelo terceiro lugar no judô – foi punida por infringir uma regra do esporte e perdeu a medalha. Rebeca Andrade está classificada para cinco finais na ginástica. A Alma Preta resume as histórias das atletas que representam o Brasil nos Jogos de Paris.
🔸 De volta ao Brasil após ter sido expulsa por indisciplina, a nadadora Ana Vieira afirmou que teve uma denúncia de assédio ignorada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o mesmo que a retirou da competição deste ano. A CartaCapital conta que a atleta teria sido orientada a procurar os canais oficiais para questionar a expulsão. À espera do voo para o Brasil, gravou um vídeo com a mensagem: “Como vou entrar em contato com canais do COB, se já fiz uma denúncia de assédio dentro da seleção [de natação] e nada foi resolvido?”. A nadadora foi expulsa depois de ter deixado sem autorização a Vila Olímpica, para visitar a Torre Eiffel.
📮 Outras histórias
Pioneira do mototáxi no Morro do Vidigal, Patricia Brito Mendes começou no ofício, majoritariamente masculino, há 23 anos. “Eu não me acho uma heroína, mas me vejo como uma Fênix porque eu sempre ressurjo das cinzas. Para trabalhar no mototáxi é preciso ter muita fé, disposição e garra. Eu já sofri muito preconceito, mas também adquiri muito conhecimento e fiz muitas amizades. Muito me orgulha representar todas essas mulheres guerreiras”, conta ao Voz das Comunidades a mototaxista, de 46 anos. Se no passado enfrentou preconceito, hoje ela diz que a profissão “faz a cabeça” das mulheres dentro e fora da favela. “Tem muito passageiro e muita gente que prefere andar com mulher por se sentir mais seguro, principalmente as mulheres”, afirma.
📌 Investigação
O apoio do Ministério da Saúde e de diversas entidades de promoção de alimentação saudável e de defesa do consumidor não foi o suficiente para fazer frente à Coca-Cola. O PL 1755, de 2007, que pretende proibir a venda de refrigerante em escolas de educação básica tramita há mais de uma década na Câmara. A proposta chegou a ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, mas nunca foi votada em plenário, mesmo com o requerimento de 13 deputados ao longo de dois anos. Agora, está prestes a ser engavetada. O Intercept Brasil obteve e-mails inéditos que mostram como a gigante multinacional se articulou por anos para impedir que o projeto seguisse adiante.
🍂 Meio ambiente
Um dos problemas ambientais mais graves para a perda de biodiversidade, a contaminação por microplásticos esteve presente em 93,46% de ostras e mariscos analisados no estuário do Rio Pacoti, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE). Os resultados foram de uma primeira amostragem, extraída em abril deste ano. Uma segunda coleta foi feita em junho e ainda está em análise. A Eco Nordeste explica que a avaliação é parte de um projeto que envolve 12 instituições no Brasil e no exterior para analisar os níveis ambientais e os potenciais efeitos da contaminação por microplásticos identificados no litoral brasileiro.
📙 Cultura
“Pra mim, [a passarela] é como se fosse um templo onde eu posso me expor, me expressar, ser vulnerável ou ser um poderoso”, afirma o estilista piauiense Bruno Olly. Na semana passada, Olly levou a coleção “Sufoco Sombrio” à 25ª edição do DFB Festival, um dos maiores eventos de moda e comportamento da América Latina realizado anualmente em Fortaleza (CE). Em entrevista ao Negrê, o estilista fala sobre como buscou retratar transtornos psicológicos, como a ansiedade e depressão, por meio do desfile – com um casting de maioria negra. “A ansiedade é um problema geral. Não é tão abordado como a gente queria que fosse, até para torná-lo mais leve. Pra mim, foi fascinante trazer um assunto tão delicado, aliado à moda, através das roupas, das pinturas, do crochê.”
🎧 Podcast
Entre as possibilidades de confiar no futuro a partir da volta ao passado, o historiador e ensaísta português Rui Tavares deu as bases para criar o podcast “Agora, Agora e Mais Agora” do jornal português “Público”. O programa se transformou em um dos livros recém lançados pelo autor no Brasil, junto ao título “Esquerda e Direita: Guia Histórico para o Século XXI”. O “451 MHz”, produção da Quatro Cinco Um, conversa com Rui Tavares sobre as obas, além de temas sobre filosofia árabe, construção de tramas narrativas e o atual estado político do Brasil e do mundo.
✊🏽 Direitos humanos
Casos de violência contra crianças e adolescentes aumentaram no país no último ano. Entre os crimes que tiveram crescimento, estão abandono de incapaz, abandono material, maus-tratos, pornografia infanto-juvenil e exploração sexual infantil, segundo os dados do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A Agência Tatu mostra como as violações podem gerar traumas e sequelas. “Quanto mais nova for a criança, maior será o impacto. Existem estudos, por exemplo, mostrando que, quando há traumas nessa fase, existem regiões do cérebro que ficam mais finas, menos desenvolvidas, principalmente se for um trauma relacionado à questão sexual”, explica o médico psiquiatra Wilson Zielak Júnior, que atua no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) em Maceió (AL).